Notícias

Título de Patrono da Comarca de Curitiba é atribuído ao Des. Agostinho Ermelino de Leão II


TÍTULO DE PATRONO DA COMARCA DE CURITIBA É ATRIBUÍDO AO DES. AGOSTINHO ERMELINO DE LEÃO II

Proposta apresentada pelo Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná foi aprovada por unanimidade pelo TJPR

Nesta segunda-feira (9/9), o Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por unanimidade, atribuiu o título de Patrono da Comarca de Curitiba ao Desembargador Agostinho Ermelino de Leão II. A denominação foi proposta pelo Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Desembargador aposentado Paulo Roberto Hapner. O título honorífico reconhece a distinção e a grande contribuição do Desembargador Ermelino de Leão à magistratura Paranaense.

Quem foi Agostinho Ermelino de Leão II

O Patrono da Comarca de Curitiba nasceu em Paranaguá em 25 de março de 1834. Formou-se na Faculdade de Direito do Recife e foi Juiz de Direito nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Além disso, Dr. Ermelino de Leão II foi Desembargador e Vice-Presidente das Províncias da Bahia e do Paraná.

Em Curitiba, exerceu a judicatura durante 22 anos ininterruptos, de 1865 a 1886. Além disso, atuou junto à Chefia de Polícia do Estado. Engajado em atividades que iam além do universo jurídico, Dr. Ermelino de Leão II fundou a Capela Nossa Senhora da Glória, na Avenida João Gualberto, o Teatro São Teodoro, o Clube Curitibano, a Sociedade Dramática Melpomene e o Museu Paranaense.

O Desembargador Agostinho Ermelino de Leão II faleceu em 28 de julho de 1901.