Notícias

Educação para a igualdade de gênero é o tema do XI Fonavid


EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO É O TEMA DO XI FONAVID

Evento reúne magistrados brasileiros em São Paulo e discute caminhos para o fim da violência doméstica contra a mulher

De 5 a 8 de novembro, São Paulo/SP sediará o XI Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica contra a Mulher (Fonavid). Neste ano, o tema principal do evento é “Educação para a equidade de gênero: um caminho para o fim da violência doméstica contra a mulher”

Pela primeira vez, o Fórum terá a participação do público externo – a iniciativa permite a ampliação e o enriquecimento dos debates ao abrir o evento às novas perspectivas a respeito da prevenção e do combate à violência de gênero contra a mulher no âmbito doméstico e familiar.

Educação, igualdade, alteridade e rupturas

No primeiro dia do XI Fonavid, a empresária e atriz Luiza Brunet fará a palestra “Superando a violência”. No dia seguinte, abordando o tema “Alianças estratégicas: setores público e privado unidos para o fim da violência de gênero”, participarão do evento a psicóloga e coordenadora do Instituto Avon, Mafoane Odara, e a empresária e presidente da rede de lojas Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano.

Ainda no segundo dia, os participantes participarão de palestras com os seguintes temas: 

• “Humanidade, cadê? Educação, gênero e equidade”;
• “Gênero, violência e comunicação social: o papel (de)formativo da imprensa”;
• “O espelho no escuro: alteridade, gênero e interseccionalidades” e
• “Feminicídio sob a mira: educação é o alvo”.

Os dois últimos dias de evento serão restritos à magistratura. Neles serão realizadas abordagens sobre a atuação dos juízes e juízas nas áreas cível e criminal, além de trocas de experiências a respeito de boas práticas e do tratamento multidisciplinar do tema. No último dia do Fonavid, a escritora e historiadora Mary del Priore participará da Conferência Magna “A família brasileira ontem e hoje: rupturas e permanências”.

Comitê Executivo presidido por representante do TJPR

O Fonavid tem como missão promover ações que resultem na prevenção e no enfrentamento eficaz à violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio do aperfeiçoamento e do compartilhamento de experiência entre os magistrados que o compõem. Trata-se de um momento de união da magistratura brasileira na luta contra a violência de gênero contra a mulher no ambiente doméstico e familiar. O evento reforça a importância da participação igualitária de juízes e juízas no debate sobre o tema.

O Comitê Executivo do XI Fonavid é presidido pelo juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), atuante em Foz do Iguaçu, no interior do Estado. O Fórum também reúne o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID), que tem como primeira-secretária a Desembargadora Lenice Bodstein (TJPR). O evento em São Paulo marca o encerramento da gestão da Desembargadora Maria Erotides Kneip (TJMT) na presidência do COCEVID.

---

Acesse a programação completa do XI Fonavid: https://www.tjsp.jus.br/fonavid.