Notícias

Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen toma posse como Conselheiro do CNJ

Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen toma posse como Conselheiro do CNJ
Magistrado do TJPR terá mandato de dois anos no órgão administrativo de cúpula do Poder Judiciário nacional
Sex, 08 nov 2019 14:08:45 +0000

Nesta terça-feira (5/11), em Brasília (DF), o Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), tomou posse como Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão administrativo máximo da Justiça brasileira. O ato de posse foi assinado pelo Presidente do CNJ, Ministro Dias Toffoli, na presença de diversas autoridades do Poder Judiciário.

O magistrado paranaense foi indicado ao cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto, e aprovado pelo Plenário do Senado Federal, em outubro. Luiz Fernando Tomasi Keppen ocupa a vaga deixada pela Conselheira Maria Iracema Martins do Vale, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Na mesma cerimônia, tomou posse como Conselheiro do CNJ o juiz Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Estavam presentes na solenidade membros da Cúpula Diretiva, Desembargadores e juízes do TJPR.

CNJ

O Conselho Nacional de Justiça é o órgão administrativo máximo da Justiça brasileira. Ele é responsável por analisar questões relativas à carreira de magistrados e servidores e atos administrativos de qualquer órgão do Poder Judiciário. Além disso, o CNJ fiscaliza a atividade dos Tribunais brasileiros, realizando inspeções e correições regularmente. Atua, ainda, na coordenação, em âmbito nacional, de projetos para a melhoria dos indicadores e garantia de boas práticas na Justiça.

Biografia

Luiz Fernando Tomasi Keppen nasceu em 24 de março de 1961, em União da Vitória, no sudeste do Paraná. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais – PUC/PR, em 1986, e é Mestre em Direito das Relações Sociais – UFPR desde 1999.

O magistrado foi criador e coordenador do Projeto de Resolução alternativa de Conflitos do Juizado Especial de Curitiba, nos anos de 2001 e 2002. Foi professor da Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática (ESSEI) – 1987 e 1988; professor, aprovado em concurso público de provas e títulos, da Faculdade Estadual de Campo Mourão, atuando até maio de 1995, nas disciplinas de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito.

Também foi professor do curso de Graduação em Direito da PUC/PR (1998 – 1999), professor da Universidade Tuiuti do Paraná (1999 a 2006), coordenador do Núcleo de Mediação da UTP (2001 a 2003), professor dos cursos de graduação e pós-graduação da FALEC – Faculdade Leocádio José Correia desde 2005. Lecionou Direito Eleitoral no curso de Pós-Graduação do Centro Universitário Curitiba.

Além disso, foi Diretor Executivo da AMAPAR, no biênio 2012/2013. Nos anos de 2017 e 2018, integrou equipes correicionais do CNJ em inspeções realizadas nos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul e de São Paulo, respectivamente

Juiz de Direito empossado em abril de 1989, atuou nas comarcas de Umuarama, Alto Paraná, Campo Mourão, Londrina e Curitiba. No dia 15 de março de 2013, tomou posse como Desembargador do TJPR. Assumiu a vice-presidência e a corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no dia 02 de fevereiro de 2015 e, no ano seguinte, a presidência daquela Casa, conduzindo o processo eleitoral de 2016.

 

Fotos: Luiz Silveira/Agência CNJ