Notícias

Comarca de Porecatu conclui Projeto Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola

Legenda

COMARCA DE PORECATU CONCLUI PROJETO JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA

A Comarca de Porecatu concluiu no final de novembro a edição de 2015 do “Projeto Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”. Ao longo do segundo semestre, o Projeto envolveu sete escolas dos Municípios de Porecatu, Florestópolis, Miraselva e Prado Ferreira (Escola Municipal Maestro Honório Maestrelli, Escola Municipal Padre Franco Pasini, Escola Municipal Tiradentes, Escola Municipal Manoel Ribas, Escola Municipal Vitória Régia, Escola Municipal Monteiro Lobato e Escola Municipal Helena Kolody) e atendeu aproximadamente trezentas crianças que estão cursando o quinto ano do ensino fundamental.

A primeira etapa consistiu em visitas às Escolas e reuniões com os Diretores, Professores e Coordenadores para distribuição de material didático de apoio às atividades programadas e esclarecimentos sobre os objetivos almejados.

Na segunda etapa, os alunos fizeram visitas monitoradas ao Fórum de Porecatu, conheceram detalhadamente a estrutura do Poder Judiciário Estadual, como a população é atendida, as atividades desempenhadas por Juízes, serventuários, Promotores de Justiça, advogados, acompanharam inúmeras palestras ministradas no Tribunal do Júri e participaram ativamente dos debates que se sucederam após as exposições.

Na terceira etapa, foram feitas novas visitas às Escolas e os alunos apresentaram jograis, músicas, encenações teatrais, redações e trabalhos manuais, como cartazes, desenhos e maquetes, e novas discussões sobre “Justiça e Cidadania” foram incentivadas para fixação dos assuntos tratados.

Na quarta e última etapa, foram avaliadas as redações e divulgadas as selecionadas para premiação em várias audiências públicas que ocorreram no Fórum em função da quantidade de alunos, que também receberam certificados de participação.

Para o Juiz de Direito Walterney Amâncio, Diretor do Fórum, “o Projeto propiciou uma importante oportunidade para que os Juízes, o Promotor Substituto e o Advogado se aproximassem da comunidade e contribuíssem na difusão de esclarecimentos aos alunos de quinto ano da rede municipal sobre diversos temas do cotidiano, como por exemplo cidadania, funcionamento da justiça e das instituições em geral, sobre direitos, deveres e forma de exercê-los, sobre comportamento em sociedade, dentre outros relevantes, tendo por norte a formação escolar, moral, social e familiar destes jovens”.

O Projeto contou com a participação do Juiz de Direito Walterney Amâncio, da Vara Criminal e Anexos da Comarca de Porecatu, do Juiz Substituto da 58ª Seção Judiciária, Márcio Trindade Dantas, das Secretarias Municipais de Educação, de um representante do Ministério Público, Mateus Ávila Andrade de Azevedo, de um representante da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Peter Jürgen Kelter.