Notícias

6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável começa nesta terça-feira (14/6)


6º ENCONTRO DE GESTÃO JUDICIÁRIA SUSTENTÁVEL COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA (14/6)

Evento busca promover a reflexão e sensibilização do Poder Judiciário às questões de sustentabilidade

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Comissão de Gestão Socioambiental (CASA), promoverá o 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável, nos dias 14, 22 e 29 de junho. O evento será transmitido pelo canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) no YouTube. No dia 14 e no dia 22 o evento ocorre, também, na modalidade presencial, em Curitiba. 

A iniciativa visa promover a reflexão e sensibilização às questões de sustentabilidade por parte do Poder Judiciário. A organização do evento encontra-se em consonância com a Resolução nº 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece aos tribunais a necessidade da realização contínua das ações de sensibilização e capacitação na temática socioambiental. 

“O objetivo é trazer o tema da gestão judiciária sustentável em pauta, para que seja objeto de discussão e reflexão. Também pensamos na questão de capacitação socioambiental e, por isso, buscamos trazer temas tanto de administração sustentável (como as licitações) quanto matérias de direito ambiental”, explica a presidente da Comissão de Gestão Socioambiental do TJPR e integrante do Núcleo de Gestão Socioambiental, Priscilla Kiyomi Endo. 

No dia 14 de junho, às 14h, será realizada a abertura do evento, no auditório da Ejud, que contará com a palestra da assessora técnica da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Tatiana Camarão. Na ocasião, serão debatidas as licitações sustentáveis no âmbito do Poder Judiciário. 

Também participam desta edição, no dia 22 de junho, às 14h, as Comissões de Sustentabilidade do Ministério Público do Paraná (MPPR), do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) e da Justiça Federal do Paraná (JFPR). No encontro, que será no Ateliê de Inovação, serão apresentadas iniciativas sustentáveis desenvolvidas nos órgãos. 

O encerramento do 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável será no dia 26 de junho. A programação do dia será divulgada em breve. 

Haverá certificação pela Ejud-PR para os participantes, mediante confirmação de presença, tanto na modalidade virtual quanto presencial. Não é necessário inscrição prévia. 

 

Resumo da Programação 

- 14 de junho, às 14h - Auditório da Ejud-PR (Edifício Pery Moreira, Rua Álvaro Ramos, 150, Centro Cívico, Curitiba) - Abertura do evento com a palestra de Tatiana Camarão, assessora técnica da Presidência do TJMG; 

- 22 de junho, às 14h - Salas de treinamento do Ateliê de Inovação (Anexo ao Palácio da Justiça, térreo, Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n, Centro Cívico, Curitiba) - Debate sobre sustentabilidade compartilhada com as Comissões de Sustentabilidade do MPPR, TCE-PR, TJPR, TRE-PR, TRT9 e JFPR; 

- 29 de junho, à tarde - Será divulgado em breve.