Notícias

TJPR disponibiliza modelo vetorial do robô Larry Assessor – IAA no sistema Sinapses


TJPR DISPONIBILIZA MODELO VETORIAL DO ROBÔ LARRY ASSESSOR – IAA NO SISTEMA SINAPSES

Iniciativa permite que outros Tribunais tenham acesso ao código-fonte e possam replicar projetos sem a necessidade de desenvolver um novo sistema

Com a repercussão positiva do lançamento do novo módulo de inteligência artificial voltado para os recursos especiais e extraordinários, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), acaba de disponibilizar no Sinapses do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o modelo vetorial do robô Larry Assessor – IAA. A inciativa faz parte da política da Plataforma Digital do Poder Judiciário do CNJ, que visa promover a máxima colaboração entre os Tribunais. 

Com a publicação no Sinapses, outros tribunais que têm acesso ao sistema poderão agora verificar como foi realizada a construção do modelo, replicar projetos, fazer simulações usando o próprio Sinapses, gerar vetores, observar o código-fonte, colaborar e fornecer feedbacks. 

O modelo disponibilizado está preparado com duas funções. A primeira, apenas para vetorizar documentos, pode ser chamada com a instrução "tipo": "vetorizar". A segunda função para comparar dois ou mais documentos entre si, cujo resultado será uma matriz de similaridades. Neste caso a instrução será "tipo": "comparar". Os exemplos de solicitação estão hospedados no próprio Sinapses, como Editor Genérico. 

“Este mês nós demos o próximo passo: disponibilizamos o modelo vetorial no CNJ para que outros Tribunais possam ver como fizemos e possam utilizar e auxiliar nosso trabalho. Essa colaboração entre os tribunais é algo que pode trazer bons frutos para o Tribunal do Paraná e por isso endossamos a colaboração. Não só na teoria, como agora na prática com o lançamento do modelo no sistema do CNJ”, explica o analisa de sistemas do DTIC, Miguel Angelo de Barros Moutinho Neto. 

 

Larry Assessor – IAA 

Voltado para atender demandas da 1ª Vice- Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o módulo utiliza um modelo treinado de reconhecimento de linguagem natural, técnica proveniente da área de inteligência artificial (IA), para reconhecer e apontar recursos semelhantes no momento em que um recurso estiver sendo analisado pela Assessoria da 1ª Vice-Presidência.  

A ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e pelo Ateliê de Inovação do TJPR, com contribuições da Assessoria de Recursos da 1ª Vice-Presidência, permite pesquisar recursos por grau de similaridade e por palavras-chave. O armazenamento abrange petições interpostas aos Tribunais Superiores, acórdãos recorridos e decisões da própria 1ª Vice-Presidência. O robô Larry Assessor - IAA recebe automaticamente os dados do Projudi, mas, por enquanto, os dois sistemas funcionam de forma separada. O projeto ainda prevê outros dois módulos. 

  

Sinapses 

O Sinapses foi uma Iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) com o poder de transformar o sistema judicial em todo o país. Ele  foi criado com o objetivo de dar celeridade aos processos, além de prover serviços de Inteligência Artificial para os mais diversos sistemas, com o trabalho colaborativo. A ferramenta foi criada no início de 2018 e nacionalizado em outubro do mesmo ano, por meio de Termo de Cooperação com o CNJ.  Neste período, os analistas do TJRO passaram a atuar no aprimoramento da ferramenta, que recebeu melhorias para uso em âmbito nacional, assim como treinamentos para utilização por vários tribunais. O Sinapses está em consonância com a resolução do CNJ que preconiza a normatização do desenvolvimento de modelos de IA no Judiciário.