Notícias

João Kopytowski será homenageado com o título de Cidadão Honorário do Paraná

O desembargador João Kopytowski recebe na segunda-feira (26) o título de Cidadão Honorário do Paraná. A homenagem acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa, às 18h, e foi proposta pelo deputado estadual Pedro Lupion. "O Paraná faz justiça a um dos seus mais brilhantes homens que, tendo nascido na vizinha Santa Catarina, escolheu esta unidade federativa como sua terra, para dar a sua parcela de colaboração na construção de um Estado que prima pela formação da cidadania de seu povo", diz o deputado.

Kopytowski aposentou-se neste mês de setembro, quando completou 70 anos de idade. Ele nasceu em Itaiópolis (SC) e vive no Paraná desde 1959, onde casou-se com dona Inacita e é pai de Joacita Kopytowski Tafuri, diretora Administrativa da Justiça Federal do Paraná; e de João Kopytowski Filho, engenheiro agrônomo, doutor em Microbiologia, atualmente pesquisador no Havaí (EUA). Ingressou na carreira pública no ano de 1961, trabalhando na Secretaria de Viação e Obras Públicas e na Procuradoria Geral de Justiça do Estado. Graduado bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1969, foi aprovado no mesmo ano no Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura Paranaense. Pós-graduou-se pela Escola Superior de Guerra e Altos Estudos Amazônicos – ESG, no Rio de Janeiro, em 1978.

Durante dois anos, atuou como juiz itinerante, exercendo a judicatura nas Subseções Judiciárias de Cascavel e Foz do Iguaçu, as quais abrangiam 22 munícípios. Foi juiz de Direito nas Comarcas de Coronel Vivida, Santa Mariana, Foz do Iguaçu, Araucária, São José dos Pinhais e nesta Capital. Nos 11 anos em que presidiu o 2º Tribunal do Júri da Comarca de Curitiba, teve o reconhecimento do meio jurídico e da mídia nacional, em razão da modernização e agilização que empreendeu na Justiça. Integrou o extinto Tribunal de Alçada e depois foi desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Entre as condecorações recebidas, destacam-se as Medalhas Coronel Sarmento (Polícia Militar do Paraná), Amigo da Marinha do Brasil, de Pacificador (Exército Brasileiro), do Mérito Santos Dumont (Força Aérea Brasileira). Recebeu também as insígnias de Honra ao Mérito Militar, con­cedida pela Presidência da República; Mérito do Ministé­rio Público Militar, outorgada pela Procuradoria-Geral da República; e Mérito pela Valorização da Vida, da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, do Ministério da Justiça, pelos relevantes serviços prestados. Nas homenagens internacionais, destacam-se o reconhecimento da polícia federal norte-americana especializada no combate ao tráfico de drogas internacional (DEA), da polícia federal criminal alemã e da  real polícia montada do Canadá, pelas orientações jurídicas prestadas para o combate ao narcotráfico intercontinental. Recebeu menções elogiosas das Câma­ras Municipais de Curitiba, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, bem como da Assembléia Legislativa do Paraná e  da Câmara Federal. É Cidadão Honorário de Santa Mariana (1985), São José dos Pinhais  (1988),  Curitiba (1994) e Foz do Iguaçu (2006). Em 2007, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Itaiópolis, sua terra natal.