Notícias

Museu da Justiça passa a funcionar em novo espaço nessa sexta-feira (30)

O Museu da Justiça será reativado em um novo espaço nessa sexta-feira (30), às 16h. O Museu passa a funcionar no andar térreo do Edifício Anexo. A reativação é parte da programação comemorativa dos 120 anos do Tribunal de Justiça. Na reabertura do Museu, será feita uma homenagem ao falecido desembargador Edmundo Mercer Júnior, que fundou o Museu em 1974.

Há seis meses, a Comissão dos 120 anos do TJ e funcionários do Museu, do Centro de Documentação, dos Serviços Gerais e de outros setores do Tribunal vêm trabalhando para a inauguração desse espaço. “Estamos empenhados em preservar a memória do Judiciário paranaense. O Museu vai abrigar o acervo fotográfico, documental e o mobiliário histórico do Tribunal”, afirma o museólogo Darbi Wolf.  

Em seu discurso na inauguração do Museu, em 1974, Mercer determinou sua atuação: “Preservar para sempre e mostrar às gerações presentes e futuras tudo aquilo que, por sua importância jurídica, interesse histórico ou mera curiosidade forense possa ser reunido e montado em dependência própria do edifício do egrégio Tribunal de Justiça do Estado, para servir a guarda de nossas tradições e ao estudo e aprimoramento da cultura das sucessivas gerações paranaenses de profissionais de Direito.”