Ações em todo o Estado chamam a atenção para a importância da adoção e da convivência familiar


AÇÕES EM TODO O ESTADO CHAMAM A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO E DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR

Iniciativas fazem parte da V Semana da Adoção no Judiciário, entre os dias 22 e 26 de maio

No dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Adoção, data em que se reforça a importância da adoção e da convivência familiar para crianças e adolescentes, direito garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  

Para chamar a atenção sobre o tema, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promove, até o dia 26 de maio, a V Semana da Adoção no Judiciário. As comarcas em todo Estado promovem campanhas locais para conscientizar a população e também dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo Judiciário em âmbito estadual.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente existem 4.392 crianças no Brasil esperando um novo lar e 33.998 pessoas aptas a adoção no país. Uma das barreiras que ainda existem e explicam a diferença dos números é o fato de que muitas famílias idealizam um perfil para adoção que não corresponde à maior parte das crianças e adolescentes acolhidos.

Para minimizar essa barreira, o Tribunal criou em 2018 o aplicativo A.DOT, que tem como objetivo dar visibilidade a crianças que já passaram pela primeira infância, adolescentes, grupos de irmãos e crianças com necessidades especiais. Outra ação importante é o curso voltado para pretendentes à adoção que busca orientar e preparar as famílias.

A Semana da Adoção convida à reflexão sobre a importância da adoção e conscientiza que esse ato de amor não deve se restringir à idade, sexo, etnia e outras características físicas de crianças e adolescentes que, em contrapartida, não se importam com as características da família que irá recebê-la.

Confira a programação  

22 a 26 de maio – O Palácio da Justiça do TJPR será iluminado com a cor vermelha em alusão a campanha.

22 a 26 de maio - Ações em todas as comarcas no Paraná.

23/05 - 19h - Encerramento do Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes a Adoção (Canal do YouTube da EJUD/PR)

24/05 - 08h - Palestra “Adoção e Acolhimento nos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente” (Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR)

25/05 - 17h - Aniversário do Aplicativo A.DOT (Tribunal Pleno)

25/05 - A partir das 15h - Tuitaço CNJ (tuíte a hashtag #adotaréamor)