Comarcas do interior do Estado promovem ações de combate à violência doméstica e familiar

Legenda

COMARCAS DO INTERIOR DO ESTADO PROMOVEM AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

Iniciativas foram realizadas durante a 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa em conjunto com ações do programa Paraná Lilás 

No mês de agosto, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu diversas ações de combate à violência doméstica contra a mulher, entre elas a 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e pelo programa Paraná Lilás.   

Comarca de Cambé 

O Foro Regional de Cambé, por meio da Vara Criminal e do Conselho da Comunidade da região, promoveu duas ações de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, voltadas à população cambeense. As atividades ocorreram durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, entre os dias 18 e 22 de agosto. No dia 19, foi realizada a ação "Uma Cor, Uma Luta", em conjunto com a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que disponibilizou o Ônibus Lilás para coleta de exame preventivo e saúde bucal das mulheres. Foram também promovidas atividades com grupos atendidos pelos parceiros da ação. Além disso, ao longo do evento, houve exposições de trabalhos. 

Já no dia 21, o Foro contou com a parceria da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar (PM) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) para a realização de uma blitz educativa, reforçando a importância da denúncia e do combate à violência doméstica contra a mulher. As ações foram representadas pela magistrada Jessica Valeria Catabriga Guarnier e pelo chefe de secretaria Gustavo Vacile Martinez Chirnev. 

 
 

 

 
 

 
 

 

Comarca de Iretama 

Em Iretama, durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, a comarca realizou audiências criminais em processos exclusivos de crimes domésticos. Além das audiências, o fórum promoveu, por meio do programa Paraná Lilás, palestras sobre o combate à violência contra a mulher nas escolas estaduais José Sarmento Filho, em Iretama, e Ulisses Guimarães, em Roncador. Na ocasião, a Cevid disponibilizou aos alunos materiais educativos sobre o programa, para que fossem trabalhados em sala de aula. Os estudantes montaram um mural no fórum com desenhos elaborados a partir do que foi aprendido com os materiais. 

Além dessas ações, os alunos do Serviço de Convivência de Iretama realizaram uma visita ao fórum para prestigiar seus desenhos, que foram publicados no mural, e para participar de uma palestra/conversa com o juiz de Direito Guilherme de Mello Rossini e o promotor de Justiça da comarca, Gabriel Santos Pereira Paquielli. 

 

 
 

 
 

 
 

 
 

As comarcas de Laranjeiras do Sul e Astorga também promoveram atividades voltadas, respectivamente, ao Agosto Lilás e à Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. Confira aqui as ações promovidas neste mês de agosto