Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, TJPR realiza mutirão de doação
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, TJPR realiza mutirão de doação
EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE, TJPR REALIZA MUTIRÃO DE DOAÇÃO
Mais de 50 doações foram realizadas por colaboradoras e colaboradores do judiciário paranaense durante a ação
Nos dias 29 e 30 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Programa da Ginástica Laboral (GL), aderiu à campanha “Doe Sangue, Doe Vida”, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a ação possibilitou que colaboradoras e colaboradores do Judiciário paranaense pudessem ir até o Hemepar para realizar a coleta de sangue.
“A Campanha de Doação de Sangue já se tornou uma tradição no TJPR. Todos os anos, a equipe de Ginástica laboral propõe a ação, que além de fazer o bem e salvar vidas, tem o intuito de integrar os alunos de todos os prédios”, destaca a estagiária de pós-graduação, Daniele Ronca do Nascimento, instrutora de ginástica laboral. “Em parceria com o Hemepar, neste ano, foi disponibilizada uma van para fazer o transporte dos doadores. Ao todo, 51 colaboradores compareceram para realizar as doações.”
O veículo, disponibilizado pelo Hemepar, saiu do Palácio da Justiça, em Curitiba, em direção ao centro de coleta. Lá, os doadores passam por uma triagem clínica e entrevista, em que são avaliados o preenchimento dos requisitos para a doação. O sangue coletado é separado em até quatro componentes, armazenado e utilizado para transfusão somente após o resultado negativo dos testes sorológicos. Cada doação pode ajudar a salvar até 4 vidas.
A servidora do TJPR, Taianne Venancio Pawlaski da Paz, assistente da 1ª Vice-presidência, conta que a ação facilitou a doação em meio à correria do dia a dia. “A nossa professora de Ginástica Laboral nos comunicou que teriam as vans para o deslocamento, e eu achei a iniciativa uma ótima oportunidade, porque hoje em dia falta ‘tempo’ para virmos até aqui. Então essa ação contribuiu muito para que pudéssemos doar logo. É um gesto muito gratificante que pode salvar vidas.”
Para a estagiária de graduação, Julia Castello Branco, a doação de sangue é uma ação essencial, que não traz sequelas e pode salvar vidas. “Eu sempre tinha pensado em doar sangue, mas nunca tinha pesquisado sobre como funciona... Aí surgiu essa oportunidade. Eu tenho histórico na minha família de pessoas que dependeram da doação de sangue, então eu percebo o quanto vidas dependem disso. Acho que todo mundo deveria se conscientizar e doar.”
Saiba como doar
A doação de sangue pode ser realizada a qualquer momento nos centros de coleta, mediante agendamento. Para mais informações, contate o Hemepar pelo telefone: 0800 645 4555. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 18h, e sábado das 08h às 18h.
Se você não é de Curitiba e ficou interessado em realizar a doação de sangue, confira a rede de unidades do Hemepar, distribuídas pelo Paraná e todos os requisitos para doar clicando aqui.