Judiciário paranaense lança Canal de Denúncias


JUDICIÁRIO PARANAENSE LANÇA CANAL DE DENÚNCIAS

A ferramenta ficará disponível para toda a população no site do TJPR

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou, nesta quarta-feira (8), o Canal de Denúncias do Poder Judiciário paranaense. A iniciativa foi desenvolvida pelo Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC), da instituição, como ferramenta de integridade. O Canal poderá ser utilizado para denúncias de casos de corrupção, fraude, assédio moral ou sexual, uso ilegal de bem público, e outras irregularidades relacionadas ao Poder Judiciário do Estado do Paraná. 

“É fundamental que os órgãos públicos promovam ações para combater a corrupção, sobretudo, para agir preventivamente. Assim, é possível identificar situações que possam levar ao cometimento de fraudes, corrupções, desvios éticos e ilícitos”, afirmou o coordenador do Núcleo de Governança, Risco e Compliance, Thiago Martini Ribeiro Pinto. 

O Canal de Denúncias do TJPR foi lançado durante o 1° Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção, realizado de forma híbrida no Pleno do Tribunal, em Curitiba. O evento foi promovido pela Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR) e transmitido pelo YouTube

 

Como denunciar 

O(a) denunciante pode entrar em contato com a Ouvidoria da Justiça pelo telefone 0800-200-1003 ou utilizar o formulário eletrônico disponibilizado no site do TJPR, no menu “Contato” - “Canal de Denúncias”. O formulário permite escolher entre a identificação, a identificação sigilosa, e o anonimato.  

Para facilitar a comprovação da infração, a denúncia deverá conter a descrição detalhada dos fatos e possíveis evidências, como registros fotográficos. Sempre que possível, deverá ser indicada a data dos fatos, o horário, o nome dos envolvidos e o local.  

Caso identifique alguma situação de irregularidade cometida pelos agentes ou órgãos do TJPR, denuncie. Você estará exercendo sua cidadania, enquanto fiscal dos recursos públicos, e ajudando o Poder Judiciário paranaense a fortalecer a sua integridade institucional e os mecanismos de prevenção à ocorrência de infrações.

Veja o passo a passo para denunciar no vídeo: