Porecatu ganha novo Fórum - espaço moderno e funcional

Num clima de grande júbilo, mais de 400 pessoas prestigiaram na quarta-feira (12/9), a belíssima solenidade de inauguração do novo Fórum de Porecatu, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto.

O juiz diretor do Fórum, Luiz Carlos Boer, em seu discurso, discorreu sobre os obstáculos ultrapassados para a execução do prédio. "A obra nasceu! Entregamos aos principais interessados - os que nos demandam e solicitam Justiça - uma casa funcional, agradável, ampla, arejada, acolhedora, sem luxo, sem ostentação, mas com o necessário respeito que merece a população. O sonho, hoje, é realidade!", afirmou. Ainda, de acordo com o magistrado, a obra oficialmente entregue à população nesta data vem atender com dignidade os anseios populares.

O juiz Boer também agradeceu a todos quantos conjugaram seus esforços para a realização da obra, em especial, ao presidente do Tribunal pela forma como tem conduzido a sua administração, voltada especialmente para estruturar adequada e dignamente a Justiça de 1º grau. "Sua gestão desembargador Kfouri, se traduz em um verdadeiro divisor de águas na administração do Tribunal de Justiça", enfatizou.

Por sua vez, representando a OAB local, o advogado Elizandro Marcos Pelin afirmou que graças aos grandes cérebros que comandaram o TJPR, especialmente o desembargador Miguel Kfouri Neto, temos hoje uma Justiça de 1º grau à altura do Paraná em constante evolução.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros: "É um privilégio estar presente em uma data tão importante para a comunidade de Porecatu. Sempre que uma casa da Justiça abre as suas portas é um momento de júbilo para nós. Este Fórum com porte majestoso e funcional trará mais conforto aos juízes, servidores e à população", afirmou o desembargador. E disse ainda, que a expansão dos serviços Judiciários no Paraná não existe similar em outro estado. "Podemos dizer que o Tribunal de Justiça do Paraná é um verdadeiro canteiro de obras".

O corregedor também parabenizou o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ, Cornelius Unruh, o secretário, Acir Bueno de Camargo, o diretor do Departamento do Patrimônio, Vitório Garcia Marini, a arquiteta Karise Gonçalves Welter, além de todos que contribuíram para a construção "desse novo templo da Justiça", finalizou.

O presidente do Tribunal, desembargador Miguel Kfouri Neto, disse estar muito feliz em compartilhar esse momento com a comunidade. "Este Fórum é a soma do trabalho de todos que atuam no Judiciário. Hoje o trabalho do Tribunal é exercido em conjunto e coordenado para aprimorar os serviços aos jurisdicionados", e completou: "O povo é o destinatário maior e único de nossas atividades".

Na sequência da cerimônia, o presidente do TJ assinou o documento de cessão do uso do prédio antigo do Fórum, ao município de Porecatu. O edifício, construído em 1969, tem uma área construída de mais de 800 metros quadrados, em dois pavimentos.

Homenagem - Durante o evento, o desembargador Miguel Kfouri Neto, recebeu o título de cidadão honorário de Porecatu, outorgado pela Câmara Municipal, em razão dos relevantes serviços prestados ao município. "Me sinto profundamente emocionado e grato. Divido este título com todos os magistrados do Paraná", ressaltou o presidente Kfouri Neto.

Novo Espaço - O investimento feito pelo Judiciário paranaense na construção da nova sede da comarca é de R$ 3,9 milhões, custeados pelo Funrejus. O novo Fórum possui área construída de 2.273,49 metros quadrados. Seu projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR e teve como responsável fiscal a arquiteta Karise Gonçalves Welter. 

A comarca de Porecatu foi criada em 1948 e instalada em 1949, sendo o primeiro juiz de Direito, Octávio Bezerra Valente. Atende hoje os municípios de Florestópolis, Miraselva, Prado Ferreira e Porecatu. 

Além do presidente Kfouri estavam presentes à solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros; o gestor do Processo de Estatização e Instalação do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o desembargador Jurandyr Reis Junior; o juiz de Direito, diretor do Fórum da comarca, Luiz Carlos Boer; o juiz de Direito Walterney Amancio; a juíza Substituta, Carolline de Castro Carrijo; o secretário do TJ, Acir Bueno de Camargo; o subsecretário, Vinicius André Bufalo; o diretor do Departamento do Patrimônio, Vitório Garcia Marini; o diretor do Departamento de Engenharia, Cornelius Unruh: representando a OAB- subseção de Londrina, o advogado Elizandro Marcos Pelin; José Catelli, representando o município de Porecatu; o promotor de Justica, Custódio Aparecido Pereira; o vigário da Paróquia de Porecatu, padre Jorge Guilhermo Arias Santistéban, entre outros magistrados e autoridades civis e militares.

Veja mais fotos no Flickr do TJ.