Notícias

1ª Escrivania Cível do Foro Regional de Colombo é estatizada

Na tarde desta terça-feira (27), foi realizada a cerimônia de estatização da 1ª Escrivania Cível do Foro Regional de Colombo da comarca da região Metropolitana de Curitiba. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Miguel Kfouri Neto, e contou com a presença de diversas autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo municipal e estadual.

As estatizações atendem à dispositivo constitucional, Lei nº 16.023/2008, que dispõe sobre as atribuições da Unidades Estatizadas, Secretaria de Foro Judicial de 1º Grau de Jurisdição, cujas receitas são recolhidas na conta do Fundo da Justiça (Funjus), responsável pelo custeio das novas unidades.  

A juíza de Direito da 1ª Escrivania Cível do Foro Regional de Colombo, Simone Trento, manifestou seu orgulho com a estatização "nossa Justiça pode dizer que, hoje, cumpre a Constituição, e não podemos negar o esforço do Tribunal de Justiça para concretizar essa estatização, que a partir da próxima semana vai passar a ser serventia pública". E completou "o TJ, na pessoa do desembargador Kfouri voltou os olhos para essa comarca e poderemos atender a população não só com melhor qualidade, mas sobretudo, com mais celeridade".

Também presente à cerimônia, o prefeito de Colombo, José Camargo agradeceu, em nome de todos os munícipes o empenho do Poder Judiciário. Na ocasião, o chefe do Executivo entregou ao presidente do Poder Judiciário o Brasão do Município de Colombo, simbolizando o relevante trabalho do magistrado em benefício daquela cidade. 

O presidente do TJ ressaltou que Colombo, pela sua população, características e demandas próprias merecem um cuidado especial. "O Poder Judiciário se preocupa com essa e outras comunidades, e é imperativo e constitucional que o serviço público seja prestado pelo Estado, claro, reservando os direitos atuais".

Antes do encerramento da cerimônia, o padre Siro Chaves foi convidado pelo presidente do Judiciário paranaense para abençoar a solenidade de estatização da serventia.

O município de Colombo tem aproximadamente 213.027 habitantes, e com este número, é considerada a 8ª maior cidade do estado, e a mais populosa da Área Metropolitana Norte. É comarca judiciária de entrância final e abrange o distrito da sede Roça Grande e Guaraituba, possuindo cinco cartórios como órgãos auxiliares da Justiça.

AUTORIDADES – também estavam presentes na cerimônia os desembargadores Noeval de Quadros, corregedor-geral da Justiça e Guilherme Luiz Gomes, gestor do Processo de Estatização do TJ; a juíza de Direito e diretora do Fórum do Foro Regional de Colombo, Letícia Zétola Portes; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Fernando Swain Ganem; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná (OAB-PR), Maria Regina Nissel; a secretária municipal de Saúde, Ivone Solano; o procurador-geral do município, Alexandre Martins, além de juízes e servidores da Justiça, entre outros.