Notícias

1º Simpósio do Programa “Pacificar é Divino” de 2019 será realizado no dia 9 de maio


1º SIMPÓSIO DO PROGRAMA “PACIFICAR É DIVINO” DE 2019 SERÁ REALIZADO NO DIA 9 DE MAIO

Iniciativa busca desenvolver ações conjuntas com instituições religiosas para promover a pacificação social e o fomento da cultura da paz

O 1º Simpósio do Programa “Pacificar é Divino” de 2019 será realizado nesta quinta-feira (9/5), às 14h, no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O evento reunirá membros de instituições religiosas para o desenvolvimento de ações conjuntas com o Poder Judiciário focadas na promoção da pacificação social e no fomento da cultura da paz, evitando com isso o ajuizamento desnecessário de ações.

Durante o simpósio, que é aberto a qualquer interessado, haverá a divulgação do programa, com esclarecimentos acerca dos métodos adequados de resolução de conflitos, como mediação, conciliação e justiça restaurativa. Um dos objetivos é buscar a adesão de outras instituições religiosas ao programa. Atualmente, 72 instituições participam da iniciativa em todo o Estado e mais de 500 pessoas já foram capacitadas nas técnicas de solução consensual de conflitos desde o início das atividades.

Clique aqui para fazer a inscrição. (se necessário, serão emitidos certificado e declaração de comparecimento)

Confira a programação completa.

Programa Pacificar é Divino

Desenvolvido pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, desde abril de 2017, em parceria com instituições religiosas, o Programa “Pacificar é Divino” busca aproveitar o trabalho de aconselhamento já realizado nas igrejas, e aplicar, em espaços reservados dentro dessas entidades, as técnicas judiciais de solução consensual de conflitos desenvolvidas pelo Poder Judiciário. O foco da iniciativa são as demandas existentes na fase pré-processual, que ainda não se transformaram em ações judiciais.

Fases do programa

O programa é desenvolvido em três fases. Primeiramente, os representantes das instituições religiosas são convidados para uma apresentação da iniciativa e dos objetivos do Programa Pacificar é Divino. Em seguida, o Tribunal de Justiça desenvolve a capacitação dos líderes religiosos para a aplicação das técnicas  autocompositivas no interior das igrejas. Por último, há a possibilidade de criação do “Espaço Pacificar” nas instituições religiosas, no qual serão realizadas as audiências de conciliação e mediação.

Acesse a página do Programa Pacificar é Divino para mais informações.