Ateliê de Inovação completa 6 meses de atividade
ATELIÊ DE INOVAÇÃO COMPLETA 6 MESES DE ATIVIDADE
O trabalho desenvolvido tem como foco os princípios norteadores da gestão
O Ateliê de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) completou, no final de agosto, seis meses de atividade. Implementada na gestão 2021-2022 pelo Presidente, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, a iniciativa já concluiu mais de 30 projetos, tendo uma média de um projeto concluído a cada seis dias.
O Ateliê foi idealizado para ser um laboratório de inovação, sendo composto por uma equipe multidisciplinar. A estrutura física é constituída por três salas, denominadas “Sprint”, “Situação” e “Treinamento”, onde são analisadas informações e problemáticas para a criação de projetos e soluções ágeis para as unidades jurisdicionais e administrativas, com a utilização da metodologia Design Sprint.
Além da criação de projetos, são realizadas diversas ações em conjunto com a Cúpula Diretiva e com os Departamentos do Tribunal, além de auxílio na formação de comissões e no aprimoramento das tarefas cotidianas, com foco na gestão colaborativa.
Confira alguns dos projetos já concluídos pelo Ateliê
- Plano de Gestão biênio 2021-2022: "O ser humano como o centro da Justiça";
- Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR): O Ateliê de Inovação compôs a equipe que criou a Escola e possui integrantes na EJUD;
- Ateliê de Inovação: a Própria estrutura física e o funcionamento do Ateliê foram planejados e desenvolvidos no início da gestão, bem como a criação do website;
- ValorizAção - 1ª Oficina de Ideação da Magistratura Paranaense: A oficina foi concluída com a participação dos magistrados de todo o Estado do Paraná, utilizando-se a abordagem design thinking . As ideias estão sendo sintetizadas para a fase de votação;
- Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos;
- Espaço Svago;
- Centro de Inteligência do Poder Judiciário do Paraná;
- Revitalização da Praça do Palácio da Justiça;
- Reformulação do Portal Institucional;
- Corrida do Poder Judiciário Contra o Feminicídio;
- Reformulação do Portal da Transparência;
- Entre outros projetos desenvolvidos e em andamento, como por exemplo a Oficina de Desburocratização do Projudi, que consiste em encontros virtuais, com o engajamento de Magistrados e Servidores no intuito de propor melhorias no sistema, reforçando a prospecção de ideais e a construção colaborativa de proposições.
Todos os projetos estão alinhados com o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário e com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
O trabalho desenvolvido tem foco na gestão como fim social, no aumento da eficiência, na capacitação dos recursos humanos, na sustentabilidade, na aproximação do Poder Judiciário com a sociedade e na valorização do ser humano.