Notícias

Bosque das desembargadoras e desembargadores ganha novas mudas


BOSQUE DAS DESEMBARGADORAS E DESEMBARGADORES GANHA NOVAS MUDAS

Iniciativa ecológica faz parte do projeto “Rolê Ambiental”, parceria entre o TJPR, o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba

No dia 30 de janeiro, o Bosque das Desembargadoras e Desembargadores recebeu o plantio de novas mudas. A iniciativa faz parte do projeto Rolê Ambiental, que tem o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, pensando no futuro e nas próximas gerações.  

Participaram da ação o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, a desembargadora Ana Cláudia Finger e os desembargadores Eduardo Augusto Salomão Cambi;  Antônio Carlos Ribeiro Martins;  Rosaldo Elias Pacagnan;  Fábio Marcondes Leite; Alexandre Barbosa Fabiani; Ruy Alves Henrique Filho; Naor Ribeiro de Macedo Neto; Hamilton Rafael Marins Schwartz; Marcel Guimarães Rotoli de Macedo; Francisco Cardozo Oliveira; Andrei de Oliveira Rech; José Américo Penteado de Carvalho; Fábio André Santos Muniz; e Roberto Antônio Massaro;  além do convidado, Dr. Roberto Barroso.

As mudas de árvores escolhidas são nativas e foram doadas pelo projeto 100 Mil Árvores, da Prefeitura de Curitiba. Dentre as espécies plantadas, estão o ipê-amarelo, ipê-roxo, pau-brasil, cerejeira-do-japão, araucária, guabiroba, guabiju, araçá, entre outras.  

O desembargador Hamilton Rafael Marins Schwartz relatou como viveu a experiência: “Quando recebi o tão gentil e honroso convite, pensei em qual árvore poderia plantar. Então me lembrei de quando era criança e subia nas cerejeiras de Francisco Beltrão. Pensei que nada melhor para ligar o passado, o presente e o futuro, do que uma memória da minha infância que vai ficar para os tempos. Agradeço ao presidente por essa bela homenagem”.  

O desembargador Rosaldo Elias Pacagnan prestou homenagem ao presidente do TJPR pela iniciativa e ressaltou que a gestão está terminando, mas que deixará muitos frutos que ainda vão nascer. O desembargador José Laurindo de Souza Netto também agradeceu a participação dos convidados e reafirmou a importância dessa ação: “Nós temos um compromisso com a sustentabilidade para preparar o nosso futuro. Nosso Tribunal tem essa missão de consolidar um mundo melhor”, concluiu o presidente.  

Rolê Ambiental  

O projeto “Rolê Ambiental” é uma iniciativa do TJPR, com a parceria do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba.  Os três órgãos assinaram, em julho de 2021, um acordo de cooperação, cujo objetivo é a difusão e o aprimoramento do projeto, bem como contribuir com a disseminação do conhecimento da relação entre seres vivos e meio ambiente. Com isso, pretende-se incentivar a população do Paraná a preservar o meio ambiente no presente pensando no futuro e nas próximas gerações.