Notícias

Casamento coletivo celebra união de 732 casais em Curitiba


CASAMENTO COLETIVO CELEBRA UNIÃO DE 732 CASAIS EM CURITIBA

Evento foi promovido pelo TJPR em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR 

O casamento coletivo promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por meio do programa Justiça no Bairro, celebrou a união de 732 casais no sábado (23/03). O evento na Rua da Cidadania do Fazendinha, em Curitiba, foi realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. 
 
Foram organizadas duas cerimônias. No período da manhã, houve o casamento de 345 casais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). À tarde, ocorreu a celebração para 387 casais residentes em Curitiba.  
 
“A Rua da Cidadania ficou lotada. Possibilitamos a realização do sonho de muitas famílias, e é muito gratificante compartilhar de tão importante ato na vida de cada um desses casais. A alegria e a emoção foram imensas”, relatou a 1ª vice-presidente do TJPR e coordenadora do Justiça no Bairro, desembargadora Joeci Machado Camargo, responsável pela celebração das cerimônias. 
 
O evento contou com o apoio de diversos cartórios de registro civil da capital e da RMC, além da Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen-PR), Polícia Militar do Estado do Paraná e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). 
 
Na ocasião, também se comemorou o aniversário de 21 anos do Justiça no Bairro e o aniversário de 331 anos de Curitiba, ambos celebrados em 29 de março. “Existe uma união muito grande entre todos os parceiros, o que possibilita a realização de um evento tão relevante quanto esse”, valorizou a desembargadora. 
 
Programa Justiça no Bairro 
 
Puderam se inscrever no casamento coletivo pessoas com renda de até 1 salário-mínimo e meio ou então de até 3 salários-mínimos por casal. O programa Justiça no Bairro é uma iniciativa de responsabilidade social do Poder Judiciário que busca proporcionar à população em situação de vulnerabilidade econômica o acesso à justiça de maneira célere, efetiva e desburocratizada.    

O projeto realiza atendimentos itinerantes em todo o estado. São diversos serviços oferecidos como orientação jurídica gratuita, conciliação de conflitos, perícias, audiências em processos já ajuizados, além da celebração de casamentos coletivos. Dessa forma, busca-se aproximar a justiça do cidadão, promovendo a inclusão social.    

O Justiça no Bairro encerrou 2023 com cerca de 550 mil atendimentos realizados. Foram 47 eventos organizados e 136 municípios foram atendidos.    

 

Descrição da imagem da capa: Imagem aérea interna mostra a Rua da Cidadania do Fazendinha lotada de casais durante a celebração do casamento coletivo.