Notícias

Cejusc de União da Vitória busca parcerias no combate à violência contra a mulher.


CEJUSC DE UNIÃO DA VITÓRIA BUSCA PARCERIAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

O setor de Cidadania do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória vem buscando aproximação com diversos setores do Poder Público e órgãos não governamentais, incentivando a promoção de redes articuladas de prevenção à violência, particularmente no combate à violência doméstica contra mulheres.

Pretende-se a criação de uma rede regionalizada, com estrutura de atendimento nos seis municípios que compõem a Comarca de União da Vitória. Com este objetivo, na quarta-feira (30/3), o Juiz de Direito e Coordenador do Cejusc, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, esteve no município de Porto Vitória.

Na ocasião, houve orientação à população e teve início a criação da Rede Municipal de Prevenção à Violência. Participaram também a servidora Valcira de Fátima Ferri e o servidor da Vara da Infância e Juventude, Diosnei Ricardo Bogdan.

“Com a grande movimentação que vem ocorrendo na sociedade local nos últimos meses, será possível, em curto prazo, promover atendimento articulado da mulher vítima de violência em todos os seis Municípios da Comarca”, disse o Juiz. Ele afirmou que, em breve, o atendimento será concentrado junto à Delegacia da Mulher. A mesma será instalada em imóvel cedido pelo Tribunal de Justiça, com obra de reforma em fase final, custeada pelo Município de União da Vitória.

Agenda -

Na sexta-feira (1/4), Kockanny palestrou na aula inaugural do curso de capacitação promovido pela Secretaria de Saúde de União da Vitória. Ele apresentou os projetos de cidadania do Fórum e sugeriu a criação da rede no âmbito da realização do curso.

Na mesma data, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum local, houve audiência coletiva da Primeira Vara Criminal, comandada por Sergio Bernardinetti, envolvendo processos da Lei Maria da Penha. Após a realização da audiência, integrantes do grupo Coletivo Feminista Mais que Amélias e servidores reuniram-se com as vítimas presentes e explicaram a sistemática de atendimento do setor de cidadania no âmbito do acolhimento das mulheres.

O Fórum dos Direitos da Mulheres da Região do Vale do Iguaçu foi realizado na segunda-feira (4/5), no auditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória.

O evento Implementação de Políticas Públicas pelos Direitos das Mulheres contou com a presença de representantes do Ministério Público e Poder Judiciário local, além de palestra da Promotora de Justiça Mariana Bazzo. Ao final, foi estruturado um grupo que coordenará a sequência do Fórum e outros desdobramentos.

Cejusc -

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) – é órgão pertencente à estrutura do Poder Judiciário, que visa facilitar o acesso da população à justiça, bem como a construção de uma cultura de paz social, por meio de métodos consensuais e alternativos de solução de conflitos. No que tange à cidadania, destaca-se a instituição de projetos preventivos buscando transformações sociais nas comunidades em que atua. (Crédito das Fotos: Vital Treinamentos, Marly Perrelli, Salete Venâncio, Giselle Moura Schnorr)