Notícias

Cemsu de Cambé implementa projeto “ReparAção”


CEMSU DE CAMBÉ IMPLEMENTA PROJETO “REPARAÇÃO”

Projeto contou com a participação de 32 monitorados do regime semiaberto harmonizado 

A Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) inaugurou, em fevereiro de 2024, o projeto “ReparAção: Restaurando Alternativas” em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina. O objetivo é implementar práticas restaurativas nas condições do regime semiaberto harmonizado. Essas práticas visam a responsabilização, o acesso a direitos e o apoio aos monitorados no processo de reinserção social.  

Durante os primeiros três meses de implementação, 32 participantes já foram inseridos no projeto ReparAção. Os monitorados que são convocados a comparecer em audiência recebem orientação a respeito da inclusão do projeto como parte das condições do regime semiaberto harmonizado. Posteriormente, são encaminhados para entrevista psicossocial, oportunizando escuta ativa, acolhimento e encaminhamentos pertinentes. 

O projeto é uma iniciativa da Cemsu em parceria com a Vara Criminal e a 1ª Promotoria de Justiça de Cambé. O trabalho conta com quatro “Círculos de Construção de Paz” ofertados por psicólogas e assessoras de pós-graduação. Cada um tem duas horas de duração. 

Tendo em vista o encorajamento de reflexões e o fortalecimento de ferramentas socioemocionais, os encontros em grupo funcionam como suporte para a reparação dos danos cometidos e norteados pelas temáticas de autoconhecimento, comunicação não-violenta, responsabilidade e projeto de vida.