Notícias

Centro de Educação Infantil vinculado ao TJPR realiza semana de capacitação para as educadoras


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VINCULADO AO TJPR REALIZA SEMANA DE CAPACITAÇÃO PARA AS EDUCADORAS

As formações visam a inclusão de crianças especiais em sala de aula e o treinamento de primeiros socorros

O Centro de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo, vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), retornou às atividades nessa segunda-feira (17/01). Antes de receber as crianças na próxima segunda-feira (24/01), cerca de 60 educadoras se reuniram para planejar o ano e participar de atividades e palestras formativas, visando o constante aprimoramento da equipe. 

A creche, fundada em 1981, atende cerca de 200 crianças de seis meses a cinco anos, filhos e filhas dos(as) servidores(as) ativos do TJPR. “O nosso trabalho aqui consiste em fazer com que os pais trabalhem tranquilos, oferecer ensino de qualidade, especializado para as nossas crianças, e prepará-las para o Ensino Fundamental”, conta a coordenadora Jussara Pacheco dos Santos, que trabalha na creche há 23 anos. 

Este ano, a escola receberá cerca de dez crianças que necessitam de atendimento especializado, entre elas crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Com o objetivo de preparar as professoras e estagiárias de pedagogia que auxiliam na educação para o atendimento, a psicopedagoga Michele Almeida foi convidada para ministrar duas palestras ao longo da semana sobre inclusão. 

“A escola me convidou para desenvolver nas professoras a capacidade de entender que somos seres de transformação, capazes de mudar qualquer transtorno que as crianças ou a equipe apresentem. Para a gente se transformar só precisamos de dedicação, tempo e amor.”, conta a especialista em intervenção cognitiva e aprendizagem mediada. Além das palestras, as educadoras também participaram de uma oficina de primeiros socorros, em parceria com a Polícia Militar do Paraná. 

A semana pedagógica é organizada pela Associação do Centro de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo, cuja gestão tomou posse ano passado. As formações sobre inclusão são novidade na creche, que, este ano, realizou mais palestras do que o habitual: “É muito importante essa capacitação para que a gente se renove todo ano.”, conclui a coordenadora Jussara.

Participaram da semana pedagógica a presidente da Associação CEI Maria José Coutinho Camargo, Sra. Nizza Fellus Laurindo de Souza Netto, a coordenadora Jussara Pacheco dos Santos, a psicopedagoga Michele Almeida e a supervisora do CEI, Sra. Marisa Paulin.

As iniciativas estão alinhadas diretamente com os princípios norteadores da atual gestão do TJPR, de Valorização do ser Humano, Aumento da Eficiência e Ampliação da Capacitação dos Magistrados e Servidores.