CNJ promove a 5ª Jornada de Leitura no Cárcere
CNJ promove a 5ª Jornada de Leitura no Cárcere
Evento gratuito e online acontece entre os dias 4 e 7 de novembro
Seg, 04 nov 2024 19:54:52 +0000
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Observatório do Livro e da Leitura e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), realizará a 5ª edição da Jornada de Leitura no Cárcere, de 4 a 7 de novembro. O evento será gratuito, online, aberto ao público e terá transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.
O evento, que está na sua quinta edição, terá como tema “A Leitura como Caminho para a Liberdade” e tem como objetivo fomentar a leitura como ferramenta de transformação social para pessoas privadas de liberdade. Além disso, a Jornada de Leitura visa fortalecer a implementação de projetos de remição de pena pela leitura, em conformidade com a Resolução CNJ nº 391/2021.
A Jornada será dividida em duas etapas principais, cada uma com inscrições próprias e certificação. No dia 4 de novembro, o evento se concentrará em atividades para profissionais do sistema de Justiça. De 5 a 7 de novembro, a programação será voltada às pessoas privadas de liberdade, com conferências, oficinas e apresentações culturais.
Oficinas para profissionais do Sistema de Justiça e do Executivo
No dia 4 de novembro de 2024, ocorrerão oficinas e painéis voltados para a sensibilização e mobilização de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, com o intuito de promover a remição de pena e anunciar os três estados vencedores do Prêmio "A Saída é pela Leitura". Essa iniciativa do CNJ em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Fundação Biblioteca Nacional, reconhecerá as unidades da federação com os maiores avanços nos índices de remição de pena pela leitura. O objetivo é fortalecer a universalização do acesso ao livro, as bibliotecas e a leitura nas unidades prisionais brasileiras, além de aumentar os índices de remição de pena pela leitura.
As inscrições para a programação de 4 de novembro podem ser realizadas aqui.
Programação direcionada para pessoas privadas de liberdade
Já entre os dias 5 e 7 de novembro, a programação contará com bate-papos com autores, painéis sobre práticas promissoras e ideias, além do lançamento de um podcast. Também estão previstas atividades culturais, como saraus literários, leitura coletiva de contos e a exibição de vídeos de produções culturais realizadas por pessoas privadas de liberdade de diversas regiões do Brasil.
As inscrições para a programação de 5 a 7 de novembro podem ser realizadas aqui.
Com informações do CNJ.