Notícias

Comarca de Francisco Beltrão realiza última ação do ano do “Programa Entrega Consciente”


Comarca de Francisco Beltrão realiza última ação do ano do “Programa Entrega Consciente”

Programa promoveu capacitação sobre entrega voluntária no hospital da região 


Qua, 13 dez 2023 19:10:52 +0000

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Francisco Beltrão, em parceria com o Ministério Público da região, encerrou este ano as ações do “Programa Entrega Consciente”. No dia 6 de dezembro, foi realizada a última visita do ano, que levou o tema “entrega consciente” ao Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecóits. O objetivo era abordar informações necessárias acerca da entrega voluntária à adoção para os médicos da obstetrícia e pediatria do hospital. A capacitação feita durante a visita possibilitou um espaço para que as ações tivessem continuidade em 2024 com todas as equipes do hospital. 

Participaram da visita a juíza de direito da Vara da Infância e da Juventude Carina Daggios, a promotora de Justiça Camille Marques Dib Crippa, o defensor público do Paraná Renato Martins de Albuquerque e a psicóloga judiciária do Serviço Auxiliar da Infância e Juventude (SAI) de Francisco Beltrão, Francieli Franzoni Melati. A equipe esclareceu dúvidas acerca do assunto e da proteção da criança. 

O programa, criado em outubro de 2015, visa orientar profissionais das políticas de saúde, de educação e de assistência social, bem como informar os usuários dessas políticas sobre os procedimentos para a entrega voluntária à adoção. Além disso, o programa promove uma reflexão sobre a adoção legal, desmistificando mitos e preconceitos relacionados ao tema. 

No decorrer do ano, o “Entrega Consciente” realizou diversas ações: no mês de maio, foram feitas visitas a três Unidades Básicas de Saúde (UBS) para falar com os profissionais de saúde da região, além disso, uma palestra foi ministrada na Universidade Paranaense de Francisco Beltrão (Unipar) com alunos dos cursos de Direito e Psicologia; nos meses de junho e julho, a equipe se reuniu com os profissionais do Instituto da Mulher e do Centro de Referência da Assistência Social Miriam Bonissoni (Cras); em setembro, o tema da entrega voluntária foi abordado no Clube de Mães do bairro Padre Ulrico, com atividades referentes aos direitos das mulheres.