Notícias

Comarca de Umuarama ganha 3ª Vara Cível

Na última segunda-feira (19/11) foi realizada a solenidade alusiva à instalação da 3ª Vara Cível na comarca de Umuarama.  Na ocasião o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, que conduziu a cerimônia, adiantou que novos investimentos estão previstos para melhorar a estrutura da comarca, incluindo a instalação de novas varas e a ampliação do prédio que abriga o Fórum local. 

O gestor do processo de instalação e estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes, ressaltou que a implantação da nova Vara Cível trará mais comodidade aos juízes. "Novos servidores serão contratados pelo Tribunal. Será criada também uma nova estrutura para atender o público; com certeza essa medida trará melhorias ao Fórum de Umuarama", afirmou.

A juíza de Direito e diretora do Fórum, Maira Junqueira Moretto Garcia, enfatizou que a população espera que o judiciário preste um serviço rápido, justo e eficiente e agradeceu o zelo que o presidente Miguel Kfouri Neto tem com os magistrados, servidores e com os jurisdicionados.

O prefeito Moacir Silva reconheceu os esforços das lideranças locais, dos juízes da comarca e da atual cúpula diretiva, que não mediram esforços para que fosse instalada a nova Vara Cível. "Não podemos, no entanto, deixar de reconhecer a compreensão do presidente do Tribunal, que entendeu como justa essa reivindicação já que o objetivo é agilizar o trabalho sob a reponsabilidade dos nossos magistrados, exatamente num momento em que o Poder Judiciário se apresenta como a instituição mais respeitada e mais aplaudida pela sociedade", destacou.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, Miguel Kfouri Neto, a instalação da 3º Vara Cível reflete o desenvolvimento e o crescimento do município. "Isso acontece de maneira inevitável, pois, na medida em que Umuarama cresce, aumenta também a demanda do Fórum, por isso se faz necessário esse apoio", declarou.

Também estavam presentes no evento os desembargadores Adalberto Jorge Xisto Pereira e Luiz Carlos Gabardo; o conselheiro do Tribunal de contas, Ivan Bonilha; o promotor de justiça Carlos Roberto Moreno; o representante da Ordem dos Advogados subseção de Umuarama, Gleiton Gonçalves Dias; o presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Marcelo Derenusson Nelli, entre outras autoridades locais e do judiciário.

A comarca de Umuarama, elevada à entrância final no início de 2012, abrange também os municípios de Douradinha, Maria Helena e Perobal.  Atualmente conta com três Varas Cíveis, duas Varas Criminais, uma Vara da Infância e da Juventude, Família, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial. A comarca atende a uma população de aproximadamente 118.995 habitantes e possui mais de 30 mil processos em andamento.

Cidadania Honorária - Na mesma ocasião, o presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário.  "A nossa Câmara Municipal, numa feliz iniciativa do seu presidente aqui presente, Marcelo Nelli e com aprovação unânime dos vereadores, concedeu o título de cidadão Honorário de Umuarama ao desembargador, exatamente pelo dinamismo, brilhantismo e correção com que conduziu sua longa atuação profissional e pessoal", afirmou o prefeito local, Moacir Silva. Miguel Kfouri ficou honrado com a homenagem e afirmou que "este título complementa e me emociona muito. Sou apenas um destinatário desta homenagem". "O que vale é o nosso relacionamento pessoal, os nossos valores afetivos que angariamos no decorrer da vida", disse.