Notícias

Comarca de União da Vitória sedia curso de Capacitação em Justiça Restaurativa

A Comarca de União da Vitória sediou, do dia 20 ao dia 23 de outubro, o curso de Capacitação em Justiça Restaurativa promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com a AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul). No início do mês o curso foi sediado pela Comarca de Guarapuava. A Justiça Restaurativa é uma nova forma de lidar com os conflitos. Suas ações promovem a reparação dos danos, atendimento às necessidades da vítima, tudo com o objetivo de recompor o tecido social rompido pelo conflito e estimular o fortalecimento das comunidades.

O curso foi realizado no prédio da Vara da Família, Infância e Juventude e Anexos da Comarca e ministrado pelo psicólogo coordenador da Central Judicial de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul/RS, Paulo Henrique Moratelli, e pela assistente social e coordenadora de procedimentos restaurativos da Central de Práticas Restaurativas do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Lenice Pons Pereira. Segundo Paulo Moratelli, ao investir nessa proposta, o TJPR assume uma posição de vanguarda no cenário jurídico nacional. "Especificamente falando da turma que está sendo capacitada em União da Vitória, o que se percebe é que se trata de um grupo com enorme potencial transformador, altamente interessado e envolvido com a proposta apresentada".

O Juiz de Direito da Vara da Família e Infância e Juventude de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny ressaltou que a ideia na comarca foi possibilitar o treinamento também de integrantes da rede de atendimento e proteção, tornando-se assim possível incrementar a prática de maneira mais direta e duradoura no âmbito dos seis municípios atendidos, o que segundo o magistrado "certamente irá produzir resultados satisfatórios na prevenção de situações conflituosas na esfera da infância e juventude e família, evitando que dificuldades se prolonguem e sejam levadas ao Poder Judiciário, ou eventualmente facilitando a sua plena resolução quando encaminhados à esfera judicial". Carlos Eduardo representou a comarca de União da Vitória na capacitação em Justiça Restaurativa no primeiro semestre em Ponta Grossa/PR, juntamente com outros magistrados.

Participam do evento servidores do Serviço Auxiliar da Infância e Juventude, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, dos Juizados Especiais, das Varas Cíveis e Criminais da Comarca, do Ministério Público, além de integrantes das Redes de Proteção à Criança e ao Adolescente, Núcleo Regional de Educação, CREAS e CRAS.