Notícias

Consij-CIJ celebra 14 anos de atuação no TJPR


CONSIJ-CIJ CELEBRA 14 ANOS DE ATUAÇÃO NO TJPR

Boletim Informativo traz edição especial do Conselho com ações permanentes e ações de destaque

O Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij) e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) divulgaram uma edição especial no 15° Boletim Informativo. A edição celebra os 14 anos da criação do Consij-CIJ e apresenta a história e a composição do Conselho, além da divulgação de ações permanentes e as notícias em destaque do primeiro trimestre do ano. 

Entre as ações permanentes do Consij-CIJ destacam-se as participações em grupos de trabalhos, comissões, comitês, encontros e a realização de capacitações e campanhas com mobilizações nacionais, como a Semana de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, a Semana da adoção no Judiciário e a Semana de enfrentamento ao trabalho infantil.  

Representantes do Consij-CIJ também participam da Comissão Estadual Interinstitucional para Enfrentamento das Violências Contra Crianças e Adolescentes (CEIEV); do Comitê Interinstitucional Protetivo do Paraná, uma iniciativa do Consij-CIJ, e do Comitê Interinstitucional de Apoio à Política de Atendimento do Adolescente em conflito com a lei e inserido no sistema socioeducativo (Ciapase), coordenado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do TJPR. 

Além das ações permanentes, o boletim traz algumas notícias de destaque: a confecção e distribuição de materiais sobre a entrega voluntária para todas as comarcas do Paraná no mês de janeiro; a adesão à campanha "Ajude uma criança, doe material escolar" e a reunião de apresentação dos novos membros do Consij-CIJ, ambas em fevereiro; e, em março, a participação do Conselho na ação "Semana da Justiça pela Paz em Casa", no Colégio Estadual Santa Rosa, no bairro Cajuru, em Curitiba. 

Sobre o Consij-CIJ 

O Consij foi criado e implementado em maio de 2010, por meio da Resolução nº 04, editada pelo Órgão Especial do TJPR, após sugestão de requerimento dos desembargadores Fernando Wolff Bodziak e Ruy Muggiati. Com a Resolução nº 94/09 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Assessoria de Apoio aos Juizados da Infância e da Juventude (AAJIJ) foi nomeada como a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ). 

O Consij-CIJ atua na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, zelando pelos seus interesses, além de acompanhar e subsidiar as atividades das varas da infância e da juventude. 

Acesse a edição especial do 15º Boletim Informativo do Consij

Descrição da imagem de capa: Fundo verde escuro com um texto no cento com os dizeres: Boletim Informativo - Edição Especial - 14 anos. Acima do texto uma tarja verde claro com a logo do Consij-CIJ e a frente o nome por extenso do conselho.