Notícias

Corregedoria-Geral, CONSIJ e ESEJE promovem curso de capacitação em depoimento especial

Legenda

CORREGEDORIA-GERAL, CONSIJ E ESEJE PROMOVEM CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DEPOIMENTO ESPECIAL

O curso tem como finalidade aperfeiçoar os mecanismos de Depoimento Especial, a fim de que ocorra em condições dignas e adequadas e com o auxílio de profissionais capacitados

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Corregedoria-Geral, do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ/PR) e da Escola de Servidores do Tribunal de Justiça (ESEJE), realiza o 1º Curso de “Capacitação Sobre Depoimento Especial”. O evento tem como objetivo fornecer instrumentos teóricos e práticos aos profissionais, elucidando os principais aspectos, protocolos e elementos norteadores das ações na área da Infância e da Juventude relacionadas ao depoimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

O curso é composto de duas fases. A primeira, dividida em duas edições - de 17/9 a 12/11 e de 8/10 a 03/12 –, é composta por aulas ofertadas pela ESEJE, na modalidade de ensino a distância. Disponibilizaram-se, para essa etapa, 150 vagas, especialmente para profissionais que compõem as equipes técnicas.

A segunda fase do curso é presencial e ocorre no auditório da Corregedoria-Geral da Justiça. Nessa etapa, há duas turmas e cada uma delas é formada por 20 alunos. A primeira receberá capacitação nos dias 22/10 e 23/10 e a segunda, nos dias 24/10 e 25/10.

O curso tem como finalidade aperfeiçoar os mecanismos de Depoimento Especial, a fim de que ocorra em condições dignas e adequadas e com o auxílio de profissionais capacitados e conscientes do seu papel na diminuição do dano e na não revitimização do envolvido.

Após concluírem a capacitação, os formandos poderão ministrar curso sobre o tema, bem como realizar o procedimento de Depoimento Especial.

As palestrantes são as Psicólogas Sandra Pinto Levy e Patrícia Glycerio, servidoras do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que são referências nacionais na temática proposta.

Texto: Corregedoria-Geral da Justiça.