Notícias

Desembargador José Augusto Gomes Aniceto se aposenta e é homenageado pelo TJPR


DESEMBARGADOR JOSÉ AUGUSTO GOMES ANICETO SE APOSENTA E É HOMENAGEADO PELO TJPR

Homenagens para o desembargador, que se aposentará em 18 de janeiro, aconteceram no Tribunal do Pleno e na 7ª Câmara Cível 

O desembargador José Augusto Gomes Aniceto foi homenageado na sessão do Órgão Especial no Tribunal do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), na segunda-feira (11/12) pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, e na sessão da 7ª Câmara Cível de terça-feira (12/12). “A vida é feita de etapas, que devem ser sempre bem vividas e cumpridas. Parafraseando o apóstolo Paulo, é mister combater o bom combate, encerrar a carreira e guardar a fé”, afirmou o presidente do TJPR, ao relembrar o percurso profissional do desembargador que se aposenta no dia 18 de janeiro de 2024. “Sua trajetória de vida e no Judiciário foram reconhecidas em títulos como o de Cidadão Honorário do Paraná e dos municípios de Curitiba, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Fênix e Quinta do Sol”, ressaltou Keppen.

No final da sessão da 7ª Câmara Cível desta terça-feira, última que contou com a participação do desembargador que se aposenta, foi entregue uma placa comemorativa e flores em sua homenagem. “Hoje está se encerrando um ciclo de vida. É realmente uma jornada, uma jornada muito longa. Sempre foi uma pessoa cordial, paciente, sempre conciliando e levando boas respostas para os jurisdicionados. Sentiremos muito a sua falta”, disse o desembargador Dartagnan Serpa Sá.

Os assessores de gabinete do desembargador Aniceto também prepararam um discurso considerando o percurso de trabalho ao seu lado. “Nós aprendemos diariamente, e seus ensinamentos foram sempre além da parte jurídica. A sua benevolência, equilíbrio, integridade, compreensão, prudência, compaixão e resignação nos mostraram que fazer justiça vai muito além da mera aplicação da letra da lei. Por trás de cada processo estão pessoas, histórias, angústias e dilemas. Em razão disso, ele sempre reforçou em nós a consciência de que cada caso deveria ser apreciado com cautela e complacência”, contou a assessora Danyza Granatto de Oliveira.

Antes das fotos com todos os presentes na sessão, foram lembradas características do desembargador que deixaram marcas na sua história no TJPR. “O juiz Aniceto é corajoso, não se detém diante da crítica cega. Nos autos ele via almas em conflito, que se socorrem, que batem às portas do Judiciário buscando solução dos seus problemas e que aqui encontraram um juiz sereno, prudente, equilibrado e, sobretudo, humano”, afirmou o desembargador Domingos Ribeiro da Fonseca. “Vossa excelência venceu barreiras que talvez outros nunca tenham enfrentado e conseguiu, ao longo da sua carreira, iluminar os passos de muitos colegas. Eu me inspirei sempre na sua calma. Eu sigo seus passos em fazer o bem, que é a missão do juiz, ser justo consigo e justo com os outros”, ressaltou o desembargador Fabian Schweitzer.

Biografia do desembargador José Augusto Gomes Aniceto

Atualmente, o desembargador José Augusto Gomes Aniceto cumpre a função de presidente da 7ª Câmara Cível. Nascido em Ourinhos, em São Paulo, mudou-se para o Paraná ainda na infância com seus pais, José Aniceto e Ana Gomes Aniceto. Antes de ingressar na magistratura, Aniceto pertenceu aos quadros de oficiais da Academia Militar do Guatupê, onde entrou em 1969. Em 1975, ele se formou em Direito pela Universidade Católica do Paraná e fez concurso para juiz adjunto, sendo nomeado para a comarca de Cianorte em 1978. Em 1980, foi promovido a juiz de direito e atuou nas comarcas de Ipiranga, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Cianorte e Curitiba.  

Em 2002, o desembargador foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, em 2004, foi promovido ao cargo de desembargador do TJPR. Como desembargador, Aniceto atuou nas 7ª, 9ª e 18ª Câmaras Cíveis e no Órgão Especial. E foi eleito como Corregedor-Geral da Justiça no biênio 2019-2020. No Paraná, o desembargador se casou com Terezinha e teve dois filhos, José Augusto Gomes Aniceto Júnior (in memoriam) e Ana Paula. Os netos, Laura e Miguel, também fazem parte da trajetória de vida do desembargador que em breve se aposentará.