Notícias

Desembargador Miguel Kfouri Neto instala 2ª Vara Cível de Cornélio Procópio e recebe título de Cidadão Honorário

Em cerimônia prestigiada por dezenas de pessoas, o presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, instalou nesta quinta-feira (13/9), a 2ª Vara Cível da comarca de Cornélio Procópio.

A nova Vara vai fortalecer o atendimento a uma população de mais de 56 mil habitantes e mais de 14 mil processos em andamento.

À solenidade, que ocorreu no Salão do Júri do Fórum local, compareceram o corregedor-geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros; o gestor do Processo de Estatização e Instalação do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o desembargador Jurandyr Reis Júnior; a representante do Ministério Público local, Ana Lúcia Longhi Peixoto, o presidente da subseção da OAB local, Marcelo Farinha; o prefeito Amin José Hannouche; o presidente da Câmara Municipal, Vanildo Felipe Sotero; o juiz diretor do Fórum, Renato Cruz de Oliveira Júnior; o bispo diocesano, Dom Getúlio Teixeira Guimarães,  além de demais juízes e autoridades civis e militares. 

O juiz diretor do Fórum, Renato Cruz de Oliveira Júnior, rememorou o árduo caminho até a comarca de Cornélio Procópio receber a 2ª Vara Cível, "algo que há dois anos parecia impossível", afirmou. O magistrado reconheceu os esforços empenhados para a concretização dessa melhoria na estrutura Judiciária local e elogiou a atual gestão, na pessoa do presidente, "homem corajoso, iluminado por Deus e, tomo a liberdade de utilizar esta expressão, homem revolucionário".

Por sua vez, o prefeito Amin Hannouche expressou sua satisfação pela conquista da comarca e também elogiou a disposição do presidente do TJ, no atendimento a essa reivindicação. "Além de grande desembargador é um brilhante gestor público, uma pessoa com condições e sensibilidade de receber as pessoas e atender os pleitos das comarcas do interior", afirmou.   

Para o presidente da subseção da OAB, Marcelo Farinha, o empenho da comunidade local foi imprescindível para a instalação da nova vara. "Tivemos o apoio incondicional dos magistrados desta comarca, Dr. Renato Cruz de Oliveira Júnior; Dra. Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez e Dr. Alarico Francisco Rodrigues de Oliveira Júnior. A eles, soma o apoio do prefeito Amin Hannouche, do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, além dos conselheiros e membros da nossa diretoria e advogados desta comarca", frisou.

Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros, ressaltou a importância do ato para a comarca e para o Tribunal. "O nosso estado vive um momento de grandes transformações e me orgulho de fazer parte dessa administração que está reestruturando o Judiciário paranaense", disse o corregedor.

O gestor do Processo de Estatização e Instalação do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes, afirmou que todas essas melhorias só são possíveis graças ao dinamismo do presidente Kfouri, do esforço dos demais desembargadores e do trabalho integrado de magistrados e de todos os setores do Tribunal.

Encerrando a solenidade, o presidente Miguel Kfouri Neto cumprimentou a todos e afirmou estar muito contente em instalar essa nova Vara Cível, que trará uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. "Era uma antiga aspiração de Cornélio e todos os pareceres do Tribunal foram favoráveis à criação desta 2ª Vara. A partir de agora, nós teremos aqui dois juízes que vão dividir a totalidade dos processos, o que aumentará a celeridade da prestação jurisdicional", afirmou o desembargador.

O presidente Kfouri Neto também ressaltou o trabalho louvável dos 120 desembargadores e de modo especial dos integrantes da cúpula diretiva do TJ. "Nada disso seria possível, se não tivéssemos a plêiade de juízes e servidores que temos no Paraná".

CIDADANIA HONORÁRIA – Depois de presidir a cerimônia de instalação da 2ª Vara Cível da comarca, o presidente Miguel Kfouri Neto foi homenageado pela Câmara de Vereadores, recebendo o título de Cidadão Honorário de Cornélio Procópio.  A cidadania honorária, proposta pelo Executivo por iniciativa do prefeito Amin Hannouche, é a mais alta homenagem prestada pelo Poder Legislativo local.