Notícias

Desembargador Oto Luiz Sponholz se aposenta

Nesta quinta-feira, (15), despediu-se da magistratura paranaense o desembargador Oto Luiz Sponholz, depois de mais de 40 anos a serviço da Justiça, de início como advogado e posteriormente, como desembargador. Foram muitas as homenagens que recebeu na 1ª Câmara Criminal onde atuava como presidente. Mais de vinte pessoas  entre desembargadores, juízes, procuradores, promotores,  advogados, servidores, usaram da palavra para  elogiar e agradecer o seu trabalho, os seus ensinamentos, o apoio e a amizade que distribuiu ao longo de sua carreira.

O presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, ao se pronunciar sobre o magistrado disse que "o desembargador Oto nasceu predestinado a liderar. Grande professor, grande magistrado, teve sempre  uma visão futurista sobre a magistratura. É acima de tudo um vencedor".

Ao se manifestar, o desembargador Oto falou um pouco sobre sua trajetória profissional, das circunstâncias que o conduziram até o cargo de desembargador e agradeceu as palavras e as manifestações de carinho de todos os presentes.

 

O desembargador Oto Luiz Sponholz nasceu em Imbituva no dia 15 de dezembro de 1941, filho de Bertoldo Sponholz e Adelina Ana Sponholz. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1964. Foi professor da disciplina de Direito Constitucional e de Direito Penal no curso de Direito da Universidade Católica do Paraná. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná, desde 1970, e da Association Internacional de Droit Criminel, com sede em Geneve, na Suíça, desde 1979. Foi presidente da OAB, Seção do Paraná, no biênio 83/85. Publicou diversos trabalhos jurídicos. Foi nomeado desembargador, na vaga do Quinto Constitucional, em maio de 1986. Integrou a Comissão Internacional de Monitoração e Acompanhamento das Eleições na África do Sul, escolhido pela ONU como único magistrado para representar o Brasil, na primeira eleição multirracial do país  de 19 de abril a 06 de maio de 1994. É Cidadão Benemérito de Imbituva, Cidadão Honorário de Santo Antonio da Platina e Curitiba. Em setembro de 1992, tomou posse como corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral e como presidente, em fevereiro de 1994. Ocupou o cargo de corregedor da Justiça no biênio 97/98. Em 20 de dezembro de 2002, Oto Luiz Sponholz foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná para o biênio 2003/2004.