Desembargadores graduados pela UFPR recebem homenagem
Em sessão solene conduzida pelo presidente do TJ, desembargador Miguel Kfouri Neto, na tarde desta segunda-feira (14/1), no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, 35 desembargadores, formados em Direito pela Universidade Federal do Paraná, receberam homenagem da instituição de ensino, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça.
A solenidade faz parte das comemorações do centenário da UFPR, que ocorreu no dia 19 de dezembro de 2012. O 1º vice-presidente do TJ e organizador da sessão, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, foi o primeiro a receber o diploma de homenagem, entregue pelo desembargador decano, Telmo Cherem. Na sequência diplomou os outros desembargadores. "É com profunda emoção que essa corte reverencia a ‘casa do saber' UFPR, onde fui muito bem acolhido em 1962 juntamente com os desembargadores Paulo Roberto Hapner e Ruy Francisco Thomaz e que nos ensinou o cultivo dos valores éticos", disse o 1º vice-presidente em seu discurso, que passados 50 anos do seu ingresso na universidade e agora finalizando sua carreira na magistratura, agradeceu o ato de inteira justiça do centenário.
Por sua vez, o desembargador Paulo Roberto Hapner, discursou em nome do TJ e dos homenageados e fez uma retrospectiva da história da universidade, o que segundo ele, é imprescindível. Lembrou o nome de alguns professores e colegas que hoje fazem um trabalho brilhante no judiciário e enfatizou que: "Não era lícito ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná passar em silêncio o primeiro centenário de fundação da Universidade do Paraná que norteou esta entidade federativa para sua grandeza atual e lançou as sementes da organização de hoje, tanto no campo político, econômico e social, quanto no educacional".
O coordenador do curso de Direito da UFPR, o advogado Rodrigo Kanayama, afirmou que hoje o curso de Direito da universidade, possui 75 docentes e forma por ano 200 bacharéis em Direito.
O presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, finalizou a solenidade falando do tempo que chegou a Curitiba, em 1967, e a cidade era chamada de Capital Universitária do País. "Esse título se deve a Universidade Federal do Paraná, que é uma das melhores universidades do Brasil", disse o presidente ressaltando que tem muitos servidores, assessores jurídicos e magistrados do TJ formados na UFPR.
Para a desembargadora Regina Portes, que mesmo em férias fez questão de participar da homenagem, a cerimônia trouxe boas lembranças de seu período como universitária, entre 1967/71. "Foi ótimo rever colegas", comentou.
Já o desembargador Telmo Cherem ressaltou que a Federal formou gerações de juristas. "Temos muito orgulho de ter pertencido a essa instituição e termos tido como mestres grandes nomes do Direito, como Egas Dirceu Moniz de Aragão, que para nós é um paradigma".
Foram homenageados os desembargadores: Telmo Cherem, Onésimo Mendonça de Anunciação, Jesus Sarrão, Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Ivan Campos Bortoleto, Dulce Maria Sant'Eufêmia Cecconi, Rogério Coelho, Rosana Amara Girardi Fachin, Ronald Juarez Moro, Antônio Martelozzo, Antenor Demeterco Júnior, Paulo Roberto Hapner, Sônia Regina de Castro, Rogério Luís Nielsen Kanayama, Luiz Lopes, Eugênio Achille Grandinetti, Hélio Henrique Lopes Fernandes Lima, Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira, Silvio Vericundo Fernandes Dias, Cláudio de Andrade, Ruy Francisco Thomaz, Fernando Wolff Bodziak, Vilma Régia Ramos de Rezende, José Joaquim Guimarães da Costa, Augusto Lopes Côrtes, Ruy Muggiati, João Domingos Kuster Puppi, Joatan Marcos de Carvalho, Francisco Luiz Macedo Júnior, Edgard Fernando Barbosa, Ângela Khury Munhoz da Rocha, Luiz Antônio Barry, Lenice Bodstein, Marcelo Gobbo Dalla Déa e José Hipólito Xavier da Silva.
Também presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros; o corregedor da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo e o secretário do TJ, Acir Bueno de Camargo.
Veja aqui mais fotos da solenidade
Acesse aqui o discurso do desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação na íntegra.
Acesse aqui o discurso do desembargador Paulo Roberto Hapner na íntegra.