Notícias

Desembargadores que atuam no CEJUSC recebem certificados de conciliadores


DESEMBARGADORES QUE ATUAM NO CEJUSC RECEBEM CERTIFICADOS DE CONCILIADORES

Magistrados aposentados trabalham de forma voluntária em busca da conciliação

Na última terça-feira (10/10), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/PR) e a Coordenação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de 2º Grau realizaram uma cerimônia para entrega dos certificados de Conciliador e Mediador Judicial (Terceiro Facilitador) para uma turma de 22 pessoas, que recentemente terminou a etapa prática de sua formação no Centro Judiciário.

A maioria da turma foi composta por Desembargadores e Magistrados aposentados que já atuam voluntariamente na área da conciliação há vários anos. Com seu trabalho, sobretudo no CEJUSC de 2º Grau, eles têm contribuído para a realização do ideal da pacificação social e da busca pelo tratamento adequado dos conflitos de interesse.

Na lista, encontram-se os Desembargadores Valter Ressel, Accácio Cambi, Antônio Domingos Ramina, Antônio Martelozzo, Celso Seikiti Saito, Dulce Maria Cecconi, Edson Luiz Vidal Pinto, Guido José Döbelli, José Ulysses Silveira Lopes, Ruy Francisco Thomaz e os Juízes Álvaro Floriano Paczkoski, Edison José Penteado de Carvalho e José Luiz Dosciatti.

Esses Magistrados são pioneiros desta nova cultura de paz, por eles cultivada desde uma época em que pouca atenção se dava ao assunto nos meios judiciário e acadêmico brasileiros.

Após anos de judicatura, rotineiramente lidando com questões aparentemente insolúveis, esses Juízes e Desembargadores tiveram a percepção de que era necessária uma mudança, de que se precisava humanizar a Justiça, trabalhando a percepção das pessoas em relação ao conflito e a visão dos próprios operadores do direito, de modo a livrá-la de uma visão estritamente dogmática, processual e polarizada.

Os frutos deste trabalho, hoje, se mostram inquestionáveis, considerando-se, a princípio, os elevados índices de conciliação por eles obtidos, mas, sobretudo, pela frutificação de seus exemplos de trabalho e dedicação à Justiça, estimulando as gerações mais novas.

Mesmo conhecendo bem o assunto, os Magistrados continuam dedicando-se à busca de mais conhecimentos na área, razão pela qual buscaram atualizar suas certificações como conciliadores e mediadores judiciais, adaptando-se às novas exigências do Código de Processo Civil de 2015 e da Lei de Mediação.

A nova certificação foi conferida de acordo com as diretrizes curriculares e com as exigências da Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, em grade composta por 40 horas de aulas teóricas e 60 horas de prática supervisionada em Centros Judiciários de Solução de Conflito.

Também receberam o certificado Inês Ferreira Martelozzo, esposa do Desembargador Antonio Martelozzo; Linda Virginia Gonçalves Condessa Wolff, servidora aposentada e esposa do Desembargador Fernando Paulino da Silva Wolff; a Juíza do Trabalho Sandra Maria da Costa Ressel, esposa do Desembargador Valter Ressel; Marisa Tiemann, Procuradora do Ministério Público do Trabalho; Timóteo Ribeiro Santos, advogado; Luiz Antonio Rubin, economista; os servidores Edgar Souza da Silva e Rogil Duda, e o estudante Diego Ardiles Duarte Ávila.

Após receberem os certificados das mãos da Desembargadora Lidia Maejima, 2ª Vice-Presidente, os formandos presentes puderam confraternizar em um café da manhã realizado na Sala de Lanches dos Desembargadores, no prédio anexo, celebrando a ocasião em clima descontraído e de grande amizade.

A 2ª Vice-Presidência, responsável por dirigir os trabalhos do NUPEMEC/PR, parabeniza a todos os formandos, agradecendo-lhes, em tempo, pela inestimável contribuição que todos eles têm dado pela causa da conciliação em nosso Estado.

Texto: 2ª Vice-Presidência.