Notícias

Ejud-PR promove lançamento de coletânea em homenagem à ministra Rosa Weber


EJUD-PR PROMOVE LANÇAMENTO DE COLETÂNEA EM HOMENAGEM À MINISTRA ROSA WEBER

O livro “Direito, Ação e Jurisdição” reúne 47 artigos científicos de 86 autores 

Na sexta-feira (19/04), durante o evento “Conselho Nacional de Justiça: Presente, Passado e Futuro”, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), promoveu o lançamento de uma coletânea de estudos elaborados em homenagem à ministra Rosa Weber, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ. 
 
O livro “Direito, Ação e Jurisdição” reúne 47 artigos científicos produzidos a partir de experiências acadêmicas, teóricas e práticas de 86 autores, pesquisadores e profissionais. Por meio de uma abordagem interdisciplinar e uma visão sistêmica, os trabalhos se interligam e possibilitam uma ampliação do debate jurídico, acadêmico e jurisprudencial. O prefácio foi escrito pelo ministro Luís Roberto Barrosos, atual presidente do STF e do CNJ. 
 
A obra foi organizada e coordenada pelo TJPR e pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), com atuação das escolas judiciais das duas instituições e apoio da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ). 

“Conseguimos reunir mais de 80 autores e estamos muito felizes com o lançamento desta obra de fôlego. Este tipo de produção é muito importante para a difusão de conhecimento e saber”, afirmou o diretor da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira. 

“É um trabalho que envolve toda a comunidade acadêmica e aproveitamos para enaltecer a ministra Rosa Weber que tanto contribuiu em uma carreira brilhante na magistratura. Já temos outros projetos em vista porque um dos papéis mais importantes da Ejud é fomentar o pensamento e a reflexão crítica”, disse o desembargador Eduardo Augusto Salomão Cambi, membro da APLJ e um dos coordenadores do livro. 
 
O Poder Regulamentar do CNJ 
 
Também foi lançado na sexta-feira (19/04) o livro “O Poder Regulamentar do CNJ”, escrito pelo desembargador Hamilton Rafael Marins Schwartz. A obra trata da importante atuação do Conselho Nacional de Justiça, destacando a função regulamentar do órgão. 
 
“A importância do CNJ é inegável. É um órgão que integra o Poder Judiciário, abaixo apenas do Supremo Tribunal Federal, e tem tido uma atuação importante e muito competente no aperfeiçoamento do nosso sistema jurídico”, destacou o autor. 

Descrição da imagem de capa: Diversos magistrados posam lado a lado com o livro em homenagem à ministra Rosa Weber nas mãos. O presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, está no centro da imagem.