Notícias

Espaço Laços e Afetos completa 1 ano de atuação


ESPAÇO LAÇOS E AFETOS COMPLETA 1 ANO DE ATUAÇÃO

Evento interinstitucional destaca o pioneirismo do TJPR 

Em comemoração ao primeiro ano de atuação do Espaço Laços e Afetos, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) convidou autoridades de diversas instituições ligadas às causas de família, infância e juventude para um evento realizado na última quinta-feira (14/12) em uma das salas do projeto, situada no Centro Cívico de Curitiba.   

Ao abrir a cerimônia, a idealizadora da iniciativa, a desembargadora Lenice Bodstein, destacou a importância da integração das instituições para o desenvolvimento deste projeto: “O que nós estamos propondo é a interação, a integração e a resposta coletiva numa rede de atendimento. É esta a resposta que o TJPR pretende na convivência familiar que hoje atende as visitações monitoradas, dirigidas e assistidas, mas também atendemos a alienação parental, e partindo para 2024, para o atendimento aos idosos”, destaca a magistrada.   

Em 245 dias úteis de trabalho, 628 visitas foram realizadas no Espaço Laços e Afetos impactando a vida de mais de 1.000 pessoas. De acordo com juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, dr. Fábio Ribeiro Brandão, o projeto é uma demonstração de que o estado do Paraná pode ir além do mero cumprimento da lei: “Se não fôssemos sensíveis à causa, já diríamos que o projeto já é um sucesso pelos números apresentados. Se uma meta tivesse sido estabelecida, teria sido superada com pleno êxito. Trazemos aqui o cumprimento e o agradecimento à desembargadora por tão feliz iniciativa que me parece que deverá ser replicada para todo o estado, pois todos os paranaenses merecem o mesmo atendimento qualificado, sensível e humanizado que o Laços e Afetos traz.”   

O defensor público do Núcleo da Infância e Juventude, dr. Fernando Redede, parabenizou a todos do TJPR que contribuíram e abraçaram este projeto: “É possível uma justiça próxima do cidadão com a forma como o Judiciário do Paraná olha para o cidadão, para a realidade e para o drama pessoal e afetivo que ele está vivendo, tentando intervir para além da decisão judicial. Este projeto é digno de exemplo para outros locais, para outras ações do Judiciário não só do Paraná, mas também do Brasil”, ressaltou o defensor.  

Ao final, a desembargadora Lenice Bodstein agradeceu emocionada a todos pelo empenho e dedicação e enfatizou a importância de trabalhar em equipe: “Gostaria de dizer que nada se faz sozinho e emprestar o cargo da desembargadoria para este projeto é o momento mais emocionante da minha carreira”, concluiu a magistrada.   

Também prestigiaram o evento o diretor do Fórum de Família da Capital, Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch; a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana de Novaes; o delegado chefe do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Rodrigo Rederte;  o desembargador do TJPR Sérgio Luiz Kreuz e o representante da UniOpet, dr. Dirceu Pertuzatti.  

Sobre o Laços e Afetos 

Para deixar as visitas assistidas e monitoradas mais humanizadas, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná inaugurou, em outubro de 2022, o espaço Laços e Afetos. Localizado no Centro Cívico, o espaço nasceu para atender crianças e adolescentes encaminhados das varas da família, varas da infância e da juventude e varas descentralizadas do foro central da comarca da região metropolitana de Curitiba. 

O espaço cumpre a lei de alienação parental, a qual propõe que crianças e adolescentes têm o direito de se reunirem em local adequado para uma visita assistida ou monitorada. De acordo com a lei, as visitas podem ser feitas no fórum em que tramita a ação, mas o TJPR foi pioneiro ao proporcionar um lugar diferenciado para que as famílias sejam assistidas por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. 

Em maio de 2023, a iniciativa ampliou seu atendimento para receber idosos que se encontram com dificuldades para viabilizar a plena convivência familiar.   

Conheça mais sobre o trabalho realizado no Espaço Laços e Afetos no vídeo institucional produzido em parceria com a Assessoria de Comunicação do TJPR.