Notícias

Fórum de Conciliação Virtual está funcionando no Juizado de Cornélio Procópio


FÓRUM DE CONCILIAÇÃO VIRTUAL ESTÁ FUNCIONANDO NO JUIZADO DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Com esse sistema, as audiências serão realizadas ‘online’ e o prazo de negociação será estendido em até 30 dias dentro da plataforma virtual

Neste mês de julho, a Juíza de Direito Supervisora dos Juizados Especiais de Cornélio Procópio, Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez, realizou uma reunião com os advogados atuantes na Comarca para apresentar e noticiar a implantação do “Fórum de Conciliação Virtual”, que tem por objetivo substituir as audiências de conciliação presenciais, por uma plataforma online no sistema Projudi.

O procedimento, regulamentado pela Resolução nº 10/2018 do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), não dispensa a realização da conciliação, mas possibilita que ela aconteça virtualmente, com a participação de um conciliador, assegurando aos litigantes o direito à razoável duração do processo. Neste primeiro momento, a conciliação virtual será aplicada em ações judiciais que tramitam contra as empresas de telefonia.

Entenda como vai funcionar o novo sistema

O procedimento é bastante simples e muito parecido com o que já acontece na prática; primeiro, será realizada a citação, para depois ser designada a audiência de conciliação. Em seguida, o Fórum de Conciliação Virtual inicia o atendimento e permanece pelo período de 30 dias aberto para fazer a negociação entre as partes, podendo, então, ser dispensada a audiência de conciliação presencial.

Com esse sistema, em Cornélio Procópio os processos devem ganhar uma celeridade de oito meses, uma vez que a pauta de audiências de conciliação já estava preenchida até março de 2020.

O Juizado Especial Cível da Comarca é um dos mais movimentados do Estado. Em 2018, foram propostas 4.704 ações, sendo que 60% foram ajuizadas contra empresas telefônicas. Este ano, os ajuizamentos chegaram ao patamar 4.100 ações.

De acordo com a magistrada Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez, com esse volume de demanda foi necessário criar novas formas de trabalho para poder atender a população. “Tivemos que pensar em soluções para não causar prejuízo aos litigantes, uma vez que a demora no agendamento de audiências fere os princípios da celeridade e razoável duração dos processos. A plataforma virtual mostrou-se bastante adequada para este fim, pois oportuniza a autocomposição e permite uma rápida prestação jurisdicional, sem violar os demais princípios norteadores dos Juizados Especiais”, pontuou.