Notícias

História do Judiciário Paranaense- Desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia

O jovem magistrado afigura-se como promessa da salutar renovação na segunda instância do Poder Judiciário do Paraná. Idealista e trabalhador vem sendo forjado no desempenho das tarefas que lhe vem sendo atribuídas ao longo da carreira, amadurecendo para assumir naturalmente as elevadas responsabilidades que o destino lhe reserva. 

Conheci seu pai Darnis e tive a grata oportunidade de com ele disputar partidas tenísticas nas quadras da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), em Piraquara.  

Proveniente da tradicional família italiana Dalla Vecchia, cuja história remonta ao século XV, na antiga República de Veneza. Parte da família foi desterrada para o Estado Vêneto nas jazidas de ferro de Tretto. Outro grupo viveu na região de Schio, de onde imigraram em 1891 no vapor “Giovanni Battista Lavarello” rumo ao Brasil. 

O bisavô de Darnis, Luigi Dalla Vecchia, viúvo de Rosa Maraschin, de Tretto – Schio – Vincenza, veio para o Brasil em 1891 e foi para o Rio Grande do Sul, acompanhado dos seus três filhos: Maddalena que se tornou freira, Antônio que se casou com Maria Martello, com quem teve 9 filhos, e Luigia que se casou com Valentino Carollo. Seu sobrinho Pedro que viajou junto com ele, ficou em São Paulo.  

Darnis é descendente de Antônio. Vários membros desse ramo familiar estão estabelecidos em Guarapuava no Paraná. 

A mãe Zilma, escritora com a sensibilidade árabe da sua origem libanesa, registra com muito orgulho a fecunda carreira do seu primogênito: 

O Desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia nasceu em Guarapuava, Estado do Paraná, aos vinte e um dias do mês de julho de 1966. É o primeiro dos quatro filhos do casal Darnis Antônio Dalla Vecchia e Zilma Haick Dalla Vecchia. Tem três irmãs Telma, Taísa e Talita. Sua ascendência é totalmente italiana por parte de pai e libanesa, pelo lado materno.  

É casado com Mônica Maria Guimarães de Macedo Dalla Vecchia. Amorosamente declarou ser ela a “luz que irradia e ilumina todos os meus passos”. Tem dois filhos, Bruno Fernando, advogado, de quem se orgulha e considera seu companheiro inseparável. E Maria Eduarda, estudante de Direito. Destaca que sua filha já lhe ajudou a superar inúmeras adversidades. 

Filho, marido, pai e irmão amoroso, dedica especial carinho para a sua cidade natal, onde passou a sua infância e parte da sua adolescência e onde residem os seus pais, duas de suas irmãs com suas famílias, e muitos dos seus familiares.  

Apesar de estar há tantos anos longe da sua cidade natal, deixou a sua marca no local onde estão as suas raízes, sendo reconhecido, por muitos vereadores, como merecedor do Título de Cidadão Benemérito de Guarapuava que recebeu em 09 de dezembro de 2015.  

Em seu discurso de posse como desembargador, fez referência à neve que caiu em Guarapuava, em julho de 2013, dizendo: “A neve proporcionou aos guarapuavanos que lá nasceram, ou que adotaram Guarapuava como sua terra, um sentimento de pertencimento”. Em outro trecho, “as pessoas saíram às ruas para brincar, construir bonecos de neve e fotografar a paisagem tomada pelo branco”. 

Em todos os lugares onde residiu, conquistou e conserva amizades sinceras.  

Leitor voraz, sempre está com um livro nas mãos. “O apego aos livros e o amor aos estudos foram um norte para mim” afirmou o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, no dia de sua posse como desembargador, em 05 de novembro de 2013.  

Os seus assessores são considerados, por ele, pessoas leais que contribuem para o seu crescimento profissional. E, eles, os assessores, consideram-no idôneo, competente, comprometido e dedicado ao seu trabalho e aos estudos do Direito, tratando-os, a eles e a todas as pessoas, com igualdade, sem distinção. Ao mesmo tempo, incentiva-os a continuarem estudando e se aperfeiçoando.  

O desembargador, Fábio Haick Dalla Vecchia, iniciou os seus estudos formais nas escolas públicas de Guarapuava: Escola de Aplicação Visconde de Guarapuava, depois, Escola Estadual Manoel Ribas.  

Com quatorze anos, foi dar continuidade aos seus estudos em Curitiba. Após o exame de seleção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), à época Centro de Educação Federal Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), fez o curso de Eletrônica, formando-se em Auxiliar Técnico de Eletrônica. Em 1990, recebeu o Certificado de proficiência em inglês pelo Centro Cultural Brasil-Estados Unidos de Curitiba. 

Após cursar o terceiro ano do curso de Eletrônica, resolveu prestar vestibular para Engenharia Elétrica, Campus de Joinville – Santa Catarina, e para a Faculdade de Direito de Curitiba. Foi aprovado nos dois vestibulares, mas daí em diante, abandonou a Eletrônica por ter encontrado no Direito a sua vocação profissional.  

Formou-se em Direito em junho de 1989.  

Anteriormente, enquanto ainda era acadêmico do curso de Direito, ao cumprir horas-aula para a disciplina de estágio, assistiu, pela primeira vez, a uma sessão de julgamento da Corte de Justiça entusiasmou-se e decidiu: “Eu quero distribuir justiça”!  

Dali em diante, esse foi o seu propósito de vida: estudar com afinco para ingressar na magistratura estadual.  Àquela época, ninguém da sua numerosa família havia procurado seguir a carreira jurídica. 

Dedicou-se bastante aos estudos e ao seu trabalho, procurou aperfeiçoar-se participando de cursos aqui no Brasil e no exterior, cursos de Direito e de outras áreas, destacando-se o Curso de Tendências Criminológicas Contemporâneas, na Universidade de Hamburgo (Alemanha), em setembro de 2011, e do Curso de Direito Civil Constitucional, na Universidade de Camerino (Itália), em 2012, complementado pelo Curso de Língua e Cultura Italiana, na Escola Dante Alighieri, em Camerino. 

O Desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, é especialista em Direito Público, pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). 

Ingressou na magistratura do Paraná, como juiz de Direito substituto, em dezembro de 1992, na Seção Judiciária de Bela Vista do Paraíso. Ainda como juiz substituto, atuou nas comarcas de Clevelândia e Marechal Cândido Rondon. 

Em setembro de 1994, foi promovido a juiz de Direito da comarca de entrância inicial de Barracão, posteriormente removido à comarca de Engenheiro Beltrão. Promovido por merecimento à entrância intermediária, em dezembro de 1995, atuou na comarca de Paranavaí.  

Na entrância final, após promoção por merecimento, assumiu o cargo na comarca de Londrina, em dezembro de 1996, sendo removido à comarca de Curitiba, em novembro de 1999. Exerceu as funções de juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, no biênio 2001/2002. Nesse tempo, por força do trabalho, teve a oportunidade de cruzar o mapa do Estado do Paraná, conhecendo as suas diversas regiões, seus recursos naturais e suas peculiaridades. Em abril de 2004, foi removido por merecimento ao cargo de juiz substituto em segundo grau.  

Em sessão realizada em 21 de outubro de 2013, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) promoveu o juiz Fábio Haick Dalla Vecchia ao cargo de desembargador, pelo decreto judiciário 398-D.M. O magistrado, promovido por merecimento, ocupou a vaga deixada pelo desembargador Augusto Lopes Côrtes, exemplo, para ele, “de homem íntegro, cumpridor de suas obrigações, um magistrado sempre voltado para a prática de atos a elevar o nome do Poder Judiciário” 

São muitos os magistrados que admira, que respeita e que lhes serve de exemplo. Quando trabalhava em Londrina, um deles, particularmente, chamou a sua atenção pela maneira segura, altiva e firme, direta e sincera de seu discurso”.  Era o desembargador Celso Rotoli de Macedo que, anos mais tarde, se tornaria o seu sogro. 

O desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia tomou posse em 05 de novembro de 2013.   

Em seu discurso de posse, afirmou que considerava a solenidade como “um ponto de partida ..., um recomeço, um novo juramento, um renovado pedido de bênçãos a Deus, uma emoção revigorada”.  

Em 2014, também pelo critério de merecimento, foi eleito membro do Conselho da Magistratura do Paraná, para o biênio 2015/2016, sendo reeleito para o biênio 2017/2018.  

Em 09 de novembro de 2020, a pandemia determinada pela disseminação do coronavírus impôs a realização da primeira eleição virtual da história do Poder Judiciário do Estado do Paraná, quando os desembargadores que compõem o Tribunal pleno do TJPR elegeram os novos membros da Cúpula Diretiva da instituição, para o biênio 2021-2022. Nessa ocasião, o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia foi um dos eleitos para o Órgão Especial do TJPR, para o biênio 2021/2022.  

Atualmente, atua na Décima Primeira Câmara Cível do TJPR. 

Pertence à Academia Maranhense de Direito Notarial e Registral, ocupando a Cadeira nº 7 e é um dos membros fundadores da União Brasileira dos Juristas Católicos (UBRAJUC). 

Enfim, nessa trajetória de vida, o menino de Guarapuava enfrentou inúmeras dificuldades, desafios que não enfraqueceram os seus ânimos, ao contrário foram “uma nascente inesgotável de dedicação, de superação”. 

Quando saiu da sua cidade natal, recebeu de seus pais, bancário e professora, pequeno suporte econômico, mas principalmente orações e bênçãos para enfrentar o caminho profissional exigente que escolheu!  

Todas as suas conquistas foram unicamente resultado dos seus esforços! 

Em 1992, de sua avó materna, Jamile, ganhou de presente uma Bíblia com a seguinte dedicatória: “Senhor Deus, dai, pois, ao vosso servo Fábio um coração sábio, capaz de julgar o Vosso povo, e discernir entre o bem e o mal; pois, sem isto quem poderia julgar o Vosso povo tão numeroso? Que o Divino Espírito Santo te ilumine e te proteja”!  

Assim, seguiu o seu caminho!  

Continua estudando, se aperfeiçoando para melhor desempenhar o seu trabalho. 

Sem esquecer a sua história na judicatura, agora como desembargador, presta o serviço público a ele incumbido com o firme propósito de servir à Magistratura do Paraná distribuindo justiça!

  

Por Desembargador Robson Marques Cury