Notícias

I Seminário Trinacional de Convivência Familiar e Comunitária está com inscrições abertas


I SEMINÁRIO TRINACIONAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Evento pretende discutir aspectos relacionados a guarda subsidiada e acolhimento familiar e contará com a participação de Juízes e especialistas na área

Nos dias 10, 11 e 12 de maio será realizado o “I Seminário Trinacional de Convivência Familiar e Comunitária” na cidade de Foz do Iguaçu. O evento é uma realização da Vara da Infância e Juventude de Foz do Iguaçu, em parceria com a Associação Fraternidade Aliança (AFA) e com a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). O seminário conta ainda com o apoio da Rede Proteger, composta por aproximadamente 40 instituições do terceiro setor, que atuam na proteção e garantia integral dos direitos de crianças e adolescentes na região da tríplice fronteira.

O tema desta edição é “Construindo Soluções: Guarda Subsidiada e Família Acolhedora”. Um dos objetivos principais é aprimorar os programas de família acolhedora e guarda subsidiada já executados em algumas cidades do Brasil. Também busca promover, através de uma cooperação nacional e internacional, a troca de experiências na prevenção ao acolhimento e divulgar as boas práticas realizadas nessa área.

Programação

O evento contará com quatro eixos principais: Convivência Familiar e Comunitária, Acolhimento Familiar, Importância da Atuação Judicial e Fiscalização Ministerial nas Medidas de Proteção e Serviço Social e Patologia Social no serviço de acolhimento.

A Dra. Luciana Assad Luppi, Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Foz do Iguaçu, irá falar sobre o tema "Aspectos práticos do acolhimento familiar como medida de proteção" durante a manhã do dia 12, em um dos eixos do encontro, que também contará com a participação da Juíza italiana Maria Francesca Pricolo e do Promotor de Justiça Fernando Xavier da Silva de Paula.

Confira a programação completa clicando aqui.

Também estarão presentes profissionais vindos da Espanha e de outras cidades do Brasil, como São Paulo e Curitiba, considerados pioneiros na execução de ações e projetos na temática do evento.

O seminário é direcionado a pessoas que atuam no sistema de garantia dos direitos de crianças e adolescentes, em especial autoridades que trabalham na área da infância e juventude, equipes dos conselhos tutelares, entidades de acolhimento, juízes, promotores, defensores e todas as demais instituições da rede de garantia de direitos, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), incluindo as famílias interessadas em participar do programa e universitários.

Link para Inscrições

 

Serviço:

Data: 10,11 e 12 de maio de 2017

Local: Sala de Eventos do Cataratas JL Shopping – Piso L2

Av. Costa e Silva, 185 – Polo Centro, Foz do Iguaçu – PR