Notícias

Desembargadores despedem-se do TJPR e recebem homenagens


Desembargadores despedem-se do TJPR e recebem homenagens
Desa. Regina Portes e Des. Paulo Vasconcelos deixam importante legado ao Judiciário paranaense
Qui, 08 dez 2022 18:19:47 +0000

Essa semana foi marcada por homenagens à desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes e ao desembargador Paulo Roberto Vasconcelos que se aposentam deixando um grande legado ao Judiciário paranaense.  

O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos foi homenageado na abertura da sessão do Órgão Especial, no dia 05 de dezembro, pelo presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, que destacou a atuação do magistrado como presidente e vice-presidente desta corte, dentre outros cargos exercidos com grande dedicação, obtendo seu reconhecimento por toda a classe jurídica. O desembargador Thelmo Cherem também pronunciou palavras de agradecimento: “Deixa a ativa, mas vai continuar cuidando do seu legado no tribunal e na associação, emprestando a sua experiência”, afirmou o magistrado.  

O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos expressou o seu agradecimento aos colegas: “Ao deixar o Tribunal, o Órgão Especial, o Pleno e todas as atividades jurisdicionais, eu levo comigo uma grande lembrança, uma grande recordação. A dedicação exclusiva ao Tribunal de Justiça e à magistratura paranaense foi muito grande, dedicação de corpo e alma, com muito amor e muito carinho. Amor ao próximo, esse sempre foi o meu lema aqui dentro”, concluiu o magistrado.       

Na terça-feira (06/12), desembargadores e advogados prestaram homenagens à desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes durante a sessão na 4ª Câmara Cível do TJPR, a última presidida pela magistrada. O desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto iniciou o ato de homenagem lembrando pontos marcantes da carreira da desembargadora, como a sua participação na comissão federal para a criação da lei de exceções penais; quando se tornou a primeira juíza de direito do Tribunal de Alçada do Paraná, a primeira desembargadora do TJPR e a primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. “Vossa Excelência marcou profundamente cada um de nós e, definitivamente, estará em nossa história, em nossa personalidade e em nosso comportamento como julgadores”, afirmou o desembargador.    

De forma emocionada, os presentes recordaram a importância da desembargadora em suas trajetórias como ilustre profissional e amiga. “Vossa excelência deixou marcada sua passagem pela Justiça do estado do Paraná, sem que ninguém que a tenha conhecido possa esquecê-la. Ficará aqui o exemplo de vossa excelência sempre vivo” disse o desembargador José Hipólito Xavier da Silva.  

“Muito me orgulho dessa caminhada, nem sempre fácil, mas plena de lindas e profundas lembranças que me acompanharão para sempre. Viver não é fácil pois a vida é uma sucessão de lições que precisam ser vividas para serem compreendidas” se despediu a desembargadora, após 50 anos dedicados à Justiça. 

Confira a entrevista com o desembargador Paulo Roberto Vasconcelos:


Confira a entrevista com a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes: