Notícias

TJPR assina Termo de Cooperação com a Universidade Estadual do Paraná


TJPR ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

Parceria visa a conservação da história da comarca de Paranaguá, a mais antiga do estado

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Comissão de Avaliação Documental, assinou na quarta-feira (07/12) um Termo de Cooperação com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). A parceria entre as instituições visa a preservação de processos antigos da 1ª Vara Criminal de Paranaguá, e conservação da história da comarca, que é a mais antiga do estado. A iniciativa reflete a preocupação com o resgate da memória e pode ser usada como piloto para aplicação em outras comarcas.

Durante a cerimônia, assinaram o Termo de Cooperação o 1° vice-presidente do TJPR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o coordenador da Comissão de Avaliação Documental, desembargador Fernando Ferreira de Moraes; a juíza diretora do Fórum, Priscila Soares Crocetti; e a reitora da UNESPAR, Dra. Salete Paulina Machado Sirino.

O 1° vice-presidente do TJPR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, ressaltou a importância do Termo de Cooperação: “Um país sem memória não tem uma designação para um futuro promissor. É importante que preservemos a memória tal qual está sendo feito neste momento, com o resgate de mais de 100 anos de história”, afirmou o desembargador.  

O coordenador da Comissão de Avaliação Documental, desembargador Fernando Ferreira de Moraes, agradeceu o esforço conjunto entre o fórum, a universidade e a comissão do TJPR. Segundo o magistrado, além do Judiciário, a preservação também incluirá documentos dos poderes Executivo e Legislativo. “É uma parceria feita com muita responsabilidade e um trabalho que será desenvolvido de forma completa em Paranaguá. Com certeza, a população ganha com todo esse empenho e trabalho”, afirmou o desembargador.  

Expansão do projeto de Preservação da Memória

À exemplo dessa parceria, a proposta da Comissão de Avaliação Documental do TJPR é expandir o projeto de preservação da memória por outras regiões do estado. Dessa forma, as comarcas que tiverem em seu acervo documentação histórica podem entrar em contato com o Museu da Justiça (e-mail: museudajustica@tjpr.jus.br), que fará os encaminhamos à comissão para analise e posterior visita para avaliação.