Notícias

Instalada Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da comarca de Cruzeiro do Oeste

A solenidade de instalação da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da comarca de Cruzeiro do Oeste ocorreu nesta segunda-feira (19), no Fórum da cidade. O evento foi presidido pelo desembargador Miguel kfouri Neto e contou com a presença de autoridades do Judiciário, do Executivo e Legislativo municipal, entre outros.

Criada por meio da Lei nº 16.964, de 5 de dezembro de 2011, a comarca foi escolhida para abrigar a Vara, entre outros, pelo fato de que em breve será inaugurada naquele município a penitenciária estadual, que abrigará detentos já condenados em regime fechado. As cadeias públicas, que hoje recolhem esses presos, ficarão responsáveis pela guarda de presos provisórios.

Segundo a diretora do Fórum, juíza Roseli Maria Geller Barcelos, a Vara contribuirá de forma significativa na alteração da situação carcerária da região, atendendo várias comarcas e melhorando a segurança pública regional.

Com o desmembramento da Vara de Execuções Penais de Maringá, a jurisdição da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios na comarca de Cruzeiro do Oeste abrangerá várias seções, perfazendo um total de 18, são elas: Alto Piquiri; Altônia; Campo Mourão; Cianorte; Cidade Gaúcha; Cruzeiro do Oeste; Goioerê; Guaíra; Icaraíma; Iporã; Loanda; Mamborê; Peabiru; Pérola; Santa Isabel do Ivaí; Terra roxa; Umuamara e Xambrê.

Ainda conforme a diretora, no âmbito do Judiciário, Cruzeiro do Oeste comemora grandes avanços nos últimos anos. "A cidade já ganhou um novo prédio para a Justiça Eleitoral e atualmente o Tribunal de Justiça está construindo o novo Fórum da comarca", finaliza.

AUTORIDADES – também participaram da solenidade o gestor do processo de instalação e estatização do TJPR, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o prefeito da cidade, Valter Pereira Rocha; os promotores de Justiça, Nadir Emilia de Melo, Rogério Barco de Toledo e Camila Adami Martins; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Cruzeiro do Oeste -, Carlos Roberto Jakimiu; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Fernando Swain Ganem; o deputado federal, José Carlos Becker de Oliveira e Silva; o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto Alegria, além da juíza da comarca, Josiane Pavelski Borges.

(Fotos: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste)