Notícias

IX Convenção Latino-Americana de Direito acontecerá de 27 a 29 de outubro em Curitiba

A IX Convenção Latino-Americana de Direito (Colad) acontecerá de 27 a 29 de outubro, em Curitiba, com o tema “Direito, Democracia, Judicialização das Políticas Públicas e Integração Latino-Americana: O Desafio do Presente Milênio”. O congresso é realizado do Comitê para o Estudo e Difusão do Direito na América Latina e pela Justiça Federal - Subseção do Paraná.

O responsável pela vinda da convenção para o Brasil é o juiz federal José Antônio Savaris, presidente de honra do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs) no Paraná. A convenção terá conferências, debates, defesas de trabalhos acadêmicos, com as presenças de reconhecidos juristas e nomes do Direito, e acontecerá na Sede Ahú da Justiça Federal do Paraná (avenida Anita Garibaldi 888).

A IX Convenção Latino-Americana de Direito, que terá edição inédita no Brasil, terá tradução simultânea nas palestras e mesas-redondas. O ministro Gilmar vai ministrar a conferência “Jurisdição Constitucional no Âmbito Latino-americano”, dia 28 de outubro. Mendes aproveita a passagem pela cidade para lançar seu livro “Estado de Direito e Jurisdição Constitucional – 2002/2010”, pela Editora Saraiva.

Os Direitos Humanos são destaque na Convenção, com palestras do colombiano Jairo Enrique Herrera Pérez sobre o tema “Produção e Valoração da Prova no Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, no dia 28 de outubro. A professora da Universidade de São Paulo (USP) Flávia Piovesan falará, no dia seguinte, sobre Direitos Humanos sociais, econômicos e culturais sob a perspectiva latino-americana.

Clique aqui para se inscrever.