Notícias

Magistrados e servidores concluem curso sobre penas alternativas para usuários de drogas

Penas alternativas e montagem de redes sociais de apoio à recuperação de usuários de drogas foram tema de um curso realizado nessa semana em Guarapuava pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça. Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, magistrados e servidores trocaram experiências sobre maneiras inovadoras de tratar a questão e atender ao Provimento nº 4 do Conselho Nacional de Justiça.

“O curso foi marcado pelo dinamismo, a competência e a experiência dos organizadores e palestrantes, que nos trouxeram modelos que vêm sendo aplicado em Curitiba para abordagem e encaminhamento de usuários de drogas em conflito com a lei, modelo este que vem sendo estendido a outras comarcas também com sucesso, como Maringá”, afirma Patrícia Roque Carbonieri, juíza da Vara Criminal e Anexos de Chopinzinho.

O curso “Atenção aos Usuários de Drogas em Conflito com a Lei: Aplicação das Penas/Medidas Alternativas e Medidas Sócioeducativas/Protetivas – Leis nº 11.343/2006 e nº 8069/1990” foi realizado em parceria com o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica, Escola dos Servidores da Justiça Estadual e Escola da Magistratura do Paraná e Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude.

“Tivemos uma nova visão sobre o universo do usuário de drogas e, mais ainda, sobre o trabalho que o juiz pode desenvolver para tentar sua efetiva recuperação. Não houve quem saísse de lá sem novas ideias e perspectivas para sua atividade jurisdicional. Em sete anos de careira jamais participei de evento semelhante proporcionado pelo Tribunal de Justiça”, afirma Laryssa Angélica Copack Muniz, juíza da 2ª Vara Cível de Guarapuava.

O curso é parte das metas estabelecidas no projeto já aprovado e encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no final de 2010 pelo Tribunal de Justiça, atendendo ao Provimento nº 4. Participaram representantes de 15 comarcas, além de Guarapuava: Iretama, Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Pitanga, Palmital, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Prudentópolis, Chopinzinho, Mangueirinha, Palmas, União da Vitória, Mallet, Rebouças e Pinhão.