Notícias

Magistrados regularizam interdições no Complexo Médico Penal em Pinhais

Na quinta-feira (16/8), foram efetivadas no Complexo Médico Penal, em Pinhais, 41 interdições e substituições de curatela de internos que já estão liberados da medida de segurança, desde o último ‘Justiça no Bairro', por decisão dos juízes das Varas de Execuções Penais, Moacir Antonio Dala Costa e Eduardo Lino Bueno Fagundes Júnior.

Para que os detentos possam ser transferidos para uma clínica terapêutica, localizada em Santa Terezinha de Itaipu, região oeste do Estado, a regularização da situação destes, era necessária.

De acordo com a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Projeto, a expectativa para estes cidadãos, agora é uma realidade – ganhar a cidadania, ter assegurado o tratamento adequado para a recuperação, e a esperança de poderem um dia voltar ao convívio social. "Este é um novo Poder Judiciário, que integrado com inúmeras instituições e entidades buscam a paz social", comentou a desembargadora. 

Todo o trabalho foi desenvolvido pelo projeto ‘Justiça no Bairro' em parceira com o Ministério Público e o Estado por meio das Secretarias de Justiça, Segurança e Saúde, além de instituições privadas.

Estiveram atuando nas interdições a equipe do ‘Justiça no Bairro', a juíza Substituta da Vara Cível, Aline Koentopp, a Promotora de Justiça, Cláudia Regina de Paula e Silva, o escrivão da Vara Cível da cidade, e esteve acompanhando todos os trabalhos também o diretor do CMP, Roberto da Cunha Saraiva.