Município de Palotina aprova aplicação do método APAC
MUNICÍPIO DE PALOTINA APROVA APLICAÇÃO DO MÉTODO APAC
A APAC é um método de cumprimento de pena que se pauta pela disciplina, trabalho, estudo, cumprimento rígido de horários, envolvimento da família, religião e voluntariado
Na quinta-feira (06/04), em evento organizado pelo Poder Judiciário da Comarca de Palotina, foi aprovada a aplicação do método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no município. A solenidade foi conduzida pelo Juiz da Vara Criminal Sérgio Decker e contou com a presença da população da cidade.
A Juíza Branca Bernardi, que é a coordenadora da implantação do método APAC no Paraná, esteve presente no evento. Para a magistrada, a APAC é o caminho mais eficiente para solucionar os problemas do sistema carcerário e reduzir a criminalidade. “O método se apresenta como uma alternativa de economia de recursos públicos e de bons resultados”.
“A filosofia da APAC é buscar uma ressocialização do preso a partir de uma disciplina rígida, mas com respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado”, esclarece o Juiz Sérgio Decker. Há vários meses o Juiz vinha promovendo palestras sobre o tema para esclarecer a opinião pública quanto ao método, que tem sido utilizado para promover a ressocialização das pessoas condenadas.
Durante a reunião foi formada a associação, que ficará responsável pelas etapas seguintes até a viabilização do local, o qual abrigará a APAC. A solenidade constituiu o ponto alto de um processo de conscientização da sociedade, fruto de mais de uma dezena de palestras proferidas em várias localidades do município.
Participaram também do encontro: o Prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stentzler; Cristiane Aparecida Ramos, Presidente da Câmara de Vereadores; Elias Naor Schlosser, Prefeito de Maripá juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores, Euclides José Kreutz; o representante da OAB-Subseção de Palotina, o promotor Cleverton Cremonesi de Souza e demais autoridades do município de Palotina e região.
O Método
A APAC é um método de cumprimento de pena que se pauta pela disciplina, trabalho, estudo, cumprimento rígido de horários, envolvimento da família, religião e voluntariado, e que tem por objetivo diminuir a criminalidade pela ressocialização de condenados.
Mensagem do magistrado
O Juiz Sérgio Decker se mostrou satisfeito com a aprovação da implantação do método na Comarca de Palotina.
“A necessidade de se implantar uma APAC decorre do reconhecimento de que a criminalidade deriva de três verdades inconvenientes. Primeira: quem comete um crime grave deve ser preso. Segunda: atualmente, a cadeia comum é causa de criminalidade. E, terceira: um dia, o preso voltará à sociedade. O sucesso desta solenidade é a prova inconteste de amadurecimento de uma comunidade. É evidência de que a sociedade de Palotina e Maripá buscam um ideal de paz e ressocialização”.
Parceiros do projeto
O evento contou com o apoio das Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores de Palotina e Maripá, OAB – Subseção de Palotina, ACIPA (Associação Comercial e Empresarial de Palotina), Rotary Club (Unidades Pioneiro e Palotina), Loja Maçônica Três de Dezembro, Pastoral Carcerária de Palotina, Sociedade Rural de Palotina, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, UESPAR (União de Ensino Superior do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná – Unidade Palotina) e Conselho Comunitário de Execução Penal.