Notícias

Mutirão Processual Penal será realizado a partir de 24 de julho


MUTIRÃO PROCESSUAL PENAL SERÁ REALIZADO A PARTIR DE 24 DE JULHO

Ação ocorrerá nos Tribunais de Justiça do país seguindo portaria do CNJ

Os Tribunais de Justiça do país realizarão, entre os próximos dias 24 de julho e 25 de agosto, Mutirões Processuais Penais. A ação é baseada na portaria 170/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
 
O mutirão permitirá, com abrangência nacional, revisões processuais simultâneas, com ênfase ao protagonismo dos Tribunais e dos sistemas de Justiça de cada localidade, cujos trabalhos serão realizados com o apoio operacional e técnico do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ). 
 
Segundo o artigo 2º da portaria, os mutirões ocorrerão para reavaliação de ofício da prisão nos processos de conhecimento e de execução penal que contemplem alguma das seguintes hipóteses: 

I - Prisões preventivas com duração maior do que 1 (um) ano; 

II - Gestantes, mães e mulheres responsáveis por crianças e pessoas com deficiência presas cautelarmente; 

III - Pessoas em cumprimento de pena em regime prisional mais gravoso do que o fixado na decisão condenatória; 

IV - Pessoas cumprindo pena em regime diverso do aberto, condenadas pela prática de tráfico privilegiado (art. 33, § 4º, da Lei n. 11.343/2006). 

 

Em um primeiro momento, serão compilados dados para subsidiar a realização dos mutirões, a serem fornecidos pelos Tribunais de Justiça, por meio de um formulário eletrônico. Após a realização do mutirão, será disponibilizado um novo formulário de coleta de informações. Cada TJ terá uma Comissão de Acompanhamento dos trabalhos do mutirão.