Notícias

Nota de falecimento do Desembargador aposentado Frederico Mattos Guedes


NOTA DE FALECIMENTO DO DESEMBARGADOR APOSENTADO FREDERICO MATTOS GUEDES

O magistrado faleceu neste domingo (30/5), aos 96 anos

É com extremo pesar que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) comunica o falecimento do Desembargador aposentado Frederico Mattos Guedes. O magistrado tinha 96 anos e faleceu neste domingo (30/5). Era viúvo da Sra. Durilda Munhoz Mattos Guedes. Deixa quatro filhos - Maurício, Eduardo, Sérgio e Lidia Munhoz Mattos Guedes, magistrada do TJPR - e, ainda, oito netos e quatro bisnetos.  

  

Biografia 

Frederico Mattos Guedes, filho de João de Mattos Guedes e Natalina Mattos Guedes, nasceu no dia 8 de abril de 1925, na cidade de Curitiba-PR. Casou-se com a Sra. Durilda Munhoz Mattos Guedes.  

Bacharel pela Faculdade de Direito do Paraná, turma de 1949, iniciou sua carreira na magistratura em 1953, como Juiz Substituto da 5ª Seção Judiciária, com sede na Comarca de Ponta Grossa. Atuou nas Comarcas de Ipiranga, Tibagi, Pitanga e Reserva.  

Em 1956, foi promovido para a Comarca de Cascavel, então de Segunda Entrância, de onde foi removido para a cidade de Bandeirantes. Em 1962, por remoção, foi para a Comarca de Guarapuava, sendo o primeiro a responder pela Segunda Vara Cível.  

No final do ano de 1968, foi promovido para Curitiba, sendo designado para atuar na 1ª Vara de Família, a qual deixou para responder pela 3ª Vara da Fazenda Pública, quando assumiu como Juiz Substituto de Segunda Instância no Tribunal de Justiça e Tribunal de Alçada. Foi nomeado, em 1970, para o Tribunal de Alçada, onde permaneceu até 4 de março de 1983, quando foi nomeado para exercer o cargo de Desembargador.  

Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral no biênio 1988-1989. E exerceu a Vice-Presidência do TJPR no biênio de 1991-1992.  

Aposentou-se em 24 de abril de 1995.