Notícias

O Projeto Justiça no Bairro encerra as atividades de 2011 na Colônia Penal Agrícola

O Projeto Justiça no Bairro encerra as atividades de 2011 na Colônia Penal Agrícola contando com a participação dos juízes da 1º e 2ª VEP, Eduardo Lino Bueno Fagundes e Moacir Antonio Dala Costa, da promotora Raquel Juliana Sulle e servidores.

Como é da tradição do Justiça no Bairro, todo evento prima por novidades e este não foi diferente. Se destacou pela colocação de um número surpreendente de egressos no mercado de trabalho, atendendo o Projeto Começar de Novo.

As parcerias trouxeram a efetividade da entrega da Carteira de Trabalho no ato da entrega do alvará de soltura, possibilitando a todos aqueles que já cumpriram a sua pena com a sociedade a sua ressocialização, com emprego e documentos na mão.

O Banco do Brasil - com o CPF - e a Agência do Trabalhador participaram de forma efetiva, como meio de colocação do egresso no mercado de trabalho. O Projeto Justiça no Bairro tem como primazia o encaminhamento de cursos profissionalizantes, principalmente por meio do convênio com o Sistema Fecomércio-SESC-SENAC, propiciando um curso de empregabilidade a mais de 200 egressos, como forma de adequá-los para a concorrência de vaga nas oportunidades de emprego. O curso, que se iniciará na primeira quinzena de janeiro de 2012, será similar ao já realizado na Penitenciária Feminina.

A tônica do Projeto Justiça no Bairro é a ressocialização do preso. Para tal, é de vital importância a sua reinserção na família, razão pela qual se permite a regularização, desde a lavratura de assento de nascimento tardio, o divórcio, o reconhecimento de paternidade, a guarda e responsabilidade, tutela, etc., permitindo a visita da família ao interno e a expectativa de regularizar a situação familiar enquanto espera o cumprimento da pena.

Foram realizadas, em dois dias, 232 audiências na área de Execução Penal e 27 na área de Família, além da confecção de CPF e Carteira de Trabalho, estas entregues no ato, perfazendo um total de 3090 atendimentos, o que demonstra o sucesso alcançado durante 2011.

O Projeto Justiça no Bairro nos Presídios conseguiu no ano de 2011, analisar mais de 5000 processos, mais de 1200 benefícios concedidos (regime aberto e livramento condicional), entregar mais de 6000 atestados de pena e 440 encaminhamentos para emprego, perfazendo um total de 841 audiências, totalizando mais de 8.000  atendimentos.

Em sua mensagem de encerramento, disse a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Projeto:

Queridos amigos, vivemos um ano de descobertas. Descobertas que enriqueceram a todos que puderam vivenciá-las, sentí-las, interpretá-las e principalmente, aprendê-las. Aprendizado que tem como destaque a humildade de descobrir que somos capazes de amar o próximo sem exigir nada em troca, de sentir o calor do abraço, de viver intensamente a alegria do presente ao interpretarmos, pela leitura dos olhos de quem nos observa, o muito obrigado.

Foi em cada sorriso, cada lágrima, cada dor, cada sim que nos tornamos um pouco melhor, porque participamos da construção da felicidade e, de mãos dadas, contribuímos para a edificação da família, ao devolver-lhes a dignidade.

Sabemos que no Natal compartilhamos a vida na alegria da confraternização com aqueles que nos são caros. Tenham todos a certeza que todos os Projetos do Justiça no Bairro no ano de 2011 foram, cada um a seu modo, um dia de Natal.

Aos jovens juízes, servidores, promotores de Justiça, advogados, médicos, alunos, professores, prefeitos, vereadores, parceiros, ao governador e secretários, destacando as Secretarias da Criança, da Justiça e dos Assuntos com a Comunidade, a RPC, Rede Bandeirantes, TV Educativa, enfim a toda imprensa  e voluntários, e em especial ao presidente e corregedor do nosso Tribunal de Justiça o muito obrigado,  com a certeza que no ano de 2012 teremos a multiplicação de nosso sonho – de dar a cada um que é de direito. Amor e Dignidade.