Notícias

Oficina de Pais completa seis meses na Comarca de Londrina e ajuda pais e filhos a trabalharem a separação

O programa Oficina de Pais, que foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), completa seis meses de instalação em Londrina e Região Metropolitana, através do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), no próximo dia 19 de setembro.

Sob a coordenação da Juíza de Direito, Fabiana Leonel Ayres Bressan, o projeto atende pais com conflitos jurídicos envolvendo o fim do relacionamento, como divórcio ou dissolução da união estável, e tem como objetivo fortalecê-los a manter uma relação parental saudável com os filhos em comum. "É comum que pais e mães se sintam confusos com as novas dinâmicas. A Oficina de P​ais reforça que os laços de parentalidade são permanentes e que os filhos não devem ser envolvidos nos conflitos particulares dos pais", enfatiza a Magistrada.

A participação também pode ser estendida a familiares que convivam diretamente com as crianças e adolescentes. As oficinas são conduzidas por uma equipe interdisciplinar coordenada pela psicóloga, Silvia Fraia de Carvalho.

Desde a implantação, em março de 2015, foram atendidos 83 genitores. Os resultados são apontados pela Juíza Coordenadora como animadores e reforçam a importância dos encontros na vida das famílias orientadas pelas oficinas. "A avaliação final dos participantes tem sido muito positiva. A maior parte demonstra ter adquirido a compreensão de que é possível resguardar o interesse dos filhos menores mesmo com o rompimento, chegando alguns a pedir que o número de reuniões seja aumentado ou que outros membros da família possam participar".

As reuniões acontecem semanalmente no Fórum de Londrina e o encaminhamento se dá por determinação judicial, mediante remessa dos autos ao CEJUSC – Londrina para agendamento e demais providências.