Prédio do antigo Fórum de Guarapuava é cedido ao Governo do Estado e Prefeitura
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (13/11), em Guarapuava, a solenidade de assinatura do termo de cessão de uso do prédio que abrigava o antigo Fórum da Comarca à Prefeitura Municipal e ao Governo do Estado do Paraná. O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, assinou a cessão.
O prédio do antigo fórum, com 2.803 metros quadrados, está localizado em uma área nobre da cidade, na região central. A maior parte do imóvel (1.753 m2) será destinada ao Governo do Estado, que instalará no local a Regional de Saúde e à Farmácia do Paraná.
O restante do espaço será disponibilizado à Prefeitura de Guarapuava, que utilizará a área para instalar serviços importantes, como o Procon Municipal e a Junta Militar.
"O compartilhamento do prédio foi a solução que encontramos para apoiar o Governo do Estado e o município de Guarapuava, visto que o imóvel foi desativado no fim do ano passado quando transferimos a Comarca para uma nova e moderna sede", explicou Vasconcelos.
O Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, agradeceu o empenho do Presidente do Tribunal de Justiça para a formalização da parceria. "Isso demonstra a relação de respeito e diálogo que o executivo tem com os poderes Legislativo e Judiciário", disse o secretário.
A Juiza Diretora da Comarca de Guarapuava, Rafaela Zarpelon, em seu discurso, informou que a ocasião também servia para celebrar o sucesso do projeto de digitalização dos processos de 8 das dez varas da Comarca e do projeto da implantação da central de mandados.
“Dentre as Comarcas de entrância final, Guarapuava é talvez a que está mais próxima de atingir a meta de digitalização de 100% de seus processos em andamento”, disse a Juíza.
Selo Enasp –
Na mesma solenidade, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, entregou o Prêmio Enasp 2014 – Categoria Bronze à Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri, Carmen Silvania Zolandeck Mondin.
A premiação foi concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) à 1ª Vara Criminal de Guarapuava, em reconhecimento por seu comprometimento com as estratégias nacionais de justiça quanto aos crimes dolosos contra a vida.
Entre outras autoridades, também participaram da cerimônia o Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador João Carlos Gonçalves; o Presidente da Amapar, Juiz Frederico Mendes Júnior; o representante do Ministério Público de Guarapuava, Promotor de Justiça Fellipe José Gehr, e o Presidente da OAB Subseção Guarapuava, Marcos Antonio Maier Carvalho. (crédito das fotos: Rede Sul Notícias e Agência Estadual de Notícias do Paraná)