Notícias

Presidente do TJPR inaugura obra do Fórum de Nova Aurora


PRESIDENTE DO TJPR INAUGURA OBRA DO FÓRUM DE NOVA AURORA

Autoridades se reuniram nessa terça-feira (28/6) para o descerramento da placa, dando início à construção

Nessa terça-feira (28/6), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, inaugurou as obras do novo Fórum da comarca de Nova Aurora. Autoridades do Judiciário paranaense e de outras instituições prestigiaram o evento, no qual foi realizado o descerramento da placa inaugural. 

Localizado na Rua São Jorge, s/nº, o Fórum terá aproximadamente 1.900 m² e tem por objetivo melhorar o atendimento à comunidade e as condições de trabalho do pessoal do Judiciário paranaense. “É com muita alegria que se exalta a esperança, como o próprio nome da cidade, Nova Aurora, diz. É a vida que se renova”, declarou o chefe da Corte paranaense. “Espera-se que com a construção desse Fórum haja a possibilidade de uma Justiça mais próxima daqueles que precisam”, concluiu. 

O diretor do Fórum de Nova Aurora, juiz Frederico Alencar Monteiro Borges, enalteceu a iniciativa: “Para nós é de importância sumária ter um espaço de trabalho digno e é isso que a Cúpula está propiciando hoje para nós, é um espaço de trabalho em que os servidores, os advogados, os jurisdicionados vão sentir orgulho de vir trabalhar, de participar das audiências e de receber atendimento”. 

A construção do novo Fórum faz parte de uma série de ações da gestão do TJPR, que tem uma política de atenção prioritária ao primeiro grau de jurisdição, investindo significativamente em sua força de trabalho e estrutura física. “Isso faz com que as pessoas que trabalham aqui e toda a equipe do Poder Judiciário tenham mais conforto para trabalhar, e consequentemente, quem procurar a Justiça será melhor atendido”, afirmou o prefeito de Nova Aurora, José Aparecido de Paula e Souza. 

Serão 12 meses de execução e um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais. A empresa responsável pela obra é a Buhring Construções Eireli, vencedora dos editais de concorrência. Desde a criação da comarca, em 2014, o Fórum está locado em um antigo prédio da Câmara Municipal, que será devolvido à Prefeitura de Nova Aurora quando a nova estrutura ficar pronta.  

 

História da comarca 

A comarca de Nova Aurora foi criada em 2014, a partir do esforço conjunto de toda a comunidade nova-aurorense. Ela foi desmembrada da comarca de Formosa do Oeste, e passou a compreender as cidades de Nova Aurora, Cafelândia e Iracema do Oeste. O Fórum da comarca funciona no antigo prédio da Câmara Municipal, que foi adaptado para a finalidade jurídica. Em breve, servidores(as), magistrados(as) e jurisdicionados(as) terão uma estrutura própria para a prestação jurisdicional no município.